Como ajustar o seu fogão a pellets para que não haja pipoca

Pin
Send
Share
Send

Pequenos e limpos, os fogões a lenha são fontes de calor que trabalham duro. Eles queimam pellets de madeira ou milho para gerar calor em pequenas áreas. No entanto, quando o fluxo de ar na grelha de queima é elevado, os pellets brilhantes podem ser lançados na sala ou na lareira. Esse problema de pipoca pode causar cicatrizes ou queimaduras ao redor da área do fogão a pellets e também pode representar um sério risco de incêndio. Reduza esse efeito de pipoca para garantir um bom funcionamento do aparelho.

Como ajustar o seu fogão a pellets para que não haja pipoca

Pellets para um fogão a pellets

Os pellets para um fogão a pellets são feitos de madeira ou milho, que geram muito calor. Para obter melhores resultados, compre pellets de fabricantes que são membros do Pellet Fuels Institute para garantir que eles sejam de boa qualidade. Os pellets de madeira e milho emitem menos poluentes e, portanto, são mais ecológicos do que a madeira para queima em fogões. Os pellets para queima de fogões a pellets tendem a ser mais baratos que a madeira e mais fáceis de transportar.

Como funcionam os fogões a pellets

Os pellets são derramados na tremonha de armazenamento na parte superior do fogão de pellets. Os pellets são então entregues na câmara de queima por meio de um trado elétrico. Os sensores dentro do fogão monitoram o suprimento de combustível e se reportam ao trado para adicionar mais pellets para manter o fogo aceso quando estiver baixo. Fogões de caixa quente geralmente são fáceis de usar e limpar. O cinzeiro deve ser limpo após a utilização de cada saco de pellets. Evite fuligem mantendo a limpeza regular de acordo com as instruções do fabricante.

Conheça suas chamas

Uma boa chama para ver ao operar um fogão a pellets é amarela e rápida, o que lhe permite transportar as cinzas para fora da grelha de queima. Se a chama estiver muito quente, isso causará o efeito indesejável de pipoca, onde os pellets que estão brilhando com um potencial incêndio disparam pela abertura do fogão de pellets.

Se o fogo for laranja e avermelhado, com fuligem se formando no topo da chama, abra o amortecedor lentamente. Ventile o fogão 1/8 de polegada de cada vez até que o fogo fique amarelo e brilhante. Se as chamas queimarem em amarelo esbranquiçado, feche o amortecedor na mesma taxa de 1/8 de polegada de cada vez. Se os pellets estiverem disparando do fogão, feche o amortecedor lentamente. Quando o amortecedor é fechado muito rapidamente, ele pode apagar o incêndio ou causar outros problemas com a taxa da chama. A chama desejada é um sólido amarelo dourado que não está cheio de fuligem. O objetivo é fazer com que as cinzas voem para fora da lareira.

Dicas de instalação do fogão a pellets

Se você planeja instalar um fogão a pellets, considere estas dicas para ajudar a garantir que o fogão a pellets seja seguro.

  • Não deixe o tubo do fogão se amontoar em um armário, no sótão ou em outro espaço escondido. Pode ficar extremamente quente e provocar um incêndio se estiver próximo de material inflamável, como drywall ou isolamento.
  • A chaminé deve estar no mínimo a 3 pés acima do ponto mais alto, onde atravessa o telhado e se estende para fora.
  • A chaminé também deve estar pelo menos 2 pés acima do telhado. Para uma melhor ventilação, verifique se o tamanho da conduta está correto e se o tubo do fogão não está excessivamente estendido.

Pin
Send
Share
Send