Como ajustar o pH da água com vinagre

Pin
Send
Share
Send

Manter ou alterar o equilíbrio ácido / alcalino da água é uma grande preocupação para os envolvidos na agricultura, proteção ambiental ou abastecimento público de água. Em uma escala menor, esse equilíbrio (chamado pH) pode afetar o sucesso da jardinagem hidropônica, manutenção do aquário e limpeza doméstica. Uma maneira de alterar o pH é adicionar substâncias ácidas ou alcalinas à água necessária para um projeto. A adição de vinagre aumentará a proporção de ácido e conteúdo alcalino, embora seja difícil estabelecer as quantidades precisas necessárias. Aprenda os prós e os contras de adicionar vinagre à água para acidificá-lo.

Adicionar vinagre à água pode afetar o pH.

Passo 1

Teste a água a ser usada com uma tira de teste de pH, para determinar o equilíbrio ácido-alcalino básico.

Passo 2

Adicione uma quantidade muito pequena de vinagre a uma pequena quantidade de água. Teste a mudança de pH. As tiras de pH refletem consistentemente o equilíbrio entre os componentes ácido e alcalino de uma solução, mas não fornecem informações igualmente precisas sobre as quantidades exatas desses componentes.

Etapa 3

Extrapole, da melhor maneira possível, a quantidade de vinagre necessária para produzir a mesma alteração de pH no suprimento completo de água. Meça e adicione vinagre gradualmente, testando a intervalos para que você não adicione demais. A escala de pH varia de 1 (fortemente ácido) a 14 (fortemente alcalina) e os números na escala progridem logaritmicamente; isto é, um pH de 5 é 10 vezes mais ácido que um pH de 6, e um pH de 4 seria, portanto, 100 vezes mais ácido que um pH de 6.

Passo 4

Use a água imediatamente ou teste periodicamente à medida que o projeto avança. As donas de casa que relatam a rapidez com que o cheiro de vinagre usado na limpeza se dissipa veem isso como uma virtude. A leve volatilidade do vinagre que produz essa dissipação, no entanto, serve como um lembrete de que a acidificação produzida pelo vinagre não é estável em solução a longo prazo.

Etapa 5

Repita o teste antes de adicionar mais vinagre. Adicione vinagre adicional lentamente.

Pin
Send
Share
Send