Como crescer uma planta de tomate

Pin
Send
Share
Send

Sonhando com tomates suculentos, colhidos diretamente do seu próprio jardim? Os tomates são essenciais para qualquer horta e são fáceis de cultivar com a preparação e os cuidados certos.

Como cultivar uma planta de tomate: como cultivar uma planta de tomate

Sol e Ar

Tomate gosta quente. Plante no final da primavera, quando as temperaturas se acalmarem e não houver ameaça de estalos frios para prejudicar suas plantas. Suas plantas devem estar expostas à luz solar direta de seis a 10 horas por dia para atingir seu crescimento máximo. A circulação de ar também é vital, então plante tomates com um metro de distância, para que suas folhas não se sobreponham e cada planta seja bem ventilada.

Aposte sua reivindicação

Os galhos de tomate precisam ser apoiados no chão para crescer fortes e saudáveis. Uma gaiola de tomate, estaca ou treliça é necessária para elevar as plantas e suportar o peso da colheita em crescimento. Cada planta deve estar a pelo menos 3 pés de distância para dar espaço para as raízes se expandirem. As gaiolas de tomate trabalham para os tomates plantados no chão ou em um jardim de contêineres. Ao plantar em um recipiente, certifique-se de ter escolhido um vaso grande o suficiente para acomodar o tamanho de uma planta totalmente crescida.

Sementes e Mudas

Cultivar plantas de tomate a partir de sementes é um pouco mais complicado do que transplantar uma muda existente. Os iniciantes devem usar uma muda e desenvolver suas habilidades de jardinagem à medida que a planta cresce. Mas se você estiver pronto para trabalhar com sementes, comece com uma variedade robusta, resistente a doenças e problemas comuns em sua região.

As sementes em germinação devem começar seis semanas antes da data média da última geada na sua região. As sementes são cultivadas dentro de casa em bandejas de iniciação de sementes, vasos biodegradáveis ​​ou caixas de ovos com orifícios para drenagem da água. Compre solo especial que é rotulado para o início das sementes e regue com frequência suficiente para que o solo fique úmido durante o plantio. Suas sementes precisarão de uma sala quente de 70 a 75 graus Fahrenheit e muito sol para brotar.

Transplante de mudas e plantas

As plantas de tomate que estabeleceram raízes e cresceram alguns centímetros de altura estão prontas para serem plantadas em um jardim ou em um grande recipiente depois que as últimas chances de geada tiverem passado. Ao comprar mudas em um centro ou loja de jardinagem, procure plantas que tenham raízes profundas e folhas mais baixas. Se as plantas são um verde muito exuberante, com folhas altas, elas podem não ter raízes estabelecidas.

Ao plantar seus tomates, enterre a planta até que o solo cubra as folhas inferiores. Essas folhas crescerão em raízes que servirão para fortalecer a planta. Esse truque funciona apenas para plantas de tomate, portanto, não tente com outros vegetais. Regue suas plantas imediatamente para ajudar as raízes a se depositarem no solo. Se você estiver usando gaiolas de tomate, coloque-as em torno das plantas jovens enquanto o solo estiver macio e úmido.

Solo e Água

Você teve um patch veggie no ano passado? É hora de mudar isso. O solo pode transportar bactérias que podem ser prejudiciais para o tomateiro, mesmo depois de ficar em pousio por uma estação. Mova seus tomates para um novo local com bastante solo fresco. Se você estiver usando um canteiro elevado, substitua o solo do ano passado por um novo. Suas plantas devem ser regadas regularmente, com algumas regas extras durante as primeiras semanas no solo. Após essas primeiras semanas, você pode reduzir a frequência de rega para uma vez por semana até que as temperaturas subam no verão. Se a parte superior do solo estiver seca, regue-a diretamente sobre o solo. Regue a cada cinco dias quando estiver especialmente quente ou com pouca chuva.

Mantenha as pragas afastadas

O tomate é suscetível a pragas, especialmente a lagarta que tanto ama a planta, que recebeu esse nome: a lagarta do tomate. Esta lagarta verde mastiga as folhas e leva apenas um par para destruir suas plantas de tomate. Cultivar o solo antes do plantio pode expor as larvas escondidas no solo e impedir que os vermes do tomate chocem. Existem pesticidas botânicos que atacam pragas que comem plantas, mas leem os rótulos antes de comprá-los. Plantas associadas são uma maneira natural de deter algumas pragas. Plante manjericão com seus tomates para repelir lagartas e besouros. Catnip é um bom companheiro para repelir pulgões que comem folhas. A adição de cobertura vegetal em torno de suas plantas no início da temporada pode impedir que as ervas daninhas causem doenças e atraia insetos ao crescer pelos tomates.

Fique de olho em sua planta

Seus tomates devem crescer rapidamente e podem dobrar de tamanho em 12 a 15 dias. Adicione adubo e fertilizante à sua planta se ela começar a murchar, pois pode estar com fome. As plantas murchas que não respondem à água ou aos alimentos podem ter apanhado uma doença fúngica ou uma praga e não devem ser comidas. As plantas de poda podem ajudar no crescimento, removendo os galhos ou folhas que não tenham flores ou que não estejam dando frutos. Aparar as folhas superiores depois que os primeiros tomates são colhidos pode incentivar novas flores e ajudar a manter a altura da planta administrável.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como plantar tomate para crescer rápido - Horta do Ditian (Abril 2024).