Enraizando uma rosa de um corte

Pin
Send
Share
Send

As estacas de rosa (Rosa spp.) Enraízam-se lentamente e com pouca indicação no solo de que haja alguma coisa acontecendo abaixo dele. O primeiro sinal de que o processo está progredindo - a aparência de uma nova folhagem - vem meses depois que você planta o corte. Levará vários meses até que o corte tenha se enraizado o suficiente para ser transplantado para o exterior. Pode ser uma espera frustrante para o impaciente, mas é a melhor maneira de obter uma nova roseira que é idêntica à planta-mãe.

Crédito: HoleInTheBucket / iStock / Getty Images Um close-up de tesouras cortando uma rosa.

O melhor dos tempos

As rosas, dependendo da espécie, cultivar ou variedade, são resistentes em todas as zonas de robustez das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA. Conheça as zonas para sua planta em particular, porque o melhor momento para fazer um corte de rosas depende muito do clima. Normalmente, as estacas estão prontas no final do outono, logo após o desaparecimento das últimas flores da estação e o clima esfriar. As estacas podem ser colhidas na primavera, desde que você espere até que o caule não fique mais macio e verde.

Planejar com antecedência

Depois que o corte for removido da bucha, trabalhe rapidamente para não secar. Prepare-se com antecedência antes de ir para o jardim: verifique se as tesouras de podar são afiadas e desinfetadas. Mergulhe-os por cinco minutos em uma solução de 1 parte de alvejante e 3 partes de água; lave-os com água e deixe secar ao ar antes de usá-los. Encha uma panela de 4 polegadas com orifícios de drenagem no fundo com uma combinação de 3 partes de areia e 1 parte de turfa e despeje água sobre a mistura até que ela fique saturada. Use o dedo ou um lápis para criar um buraco profundo de 3 a 4 polegadas e reserve a panela para escorrer. Pegue uma toalha de papel úmida e um saco de plástico enquanto se dirige para o jardim.

Seja exigente

Procure um caule de rosa que tenha florescido recentemente. Meça 6 polegadas, da ponta da haste de volta à haste principal, e faça um corte em ângulo de 45 graus para removê-lo do arbusto. Envolva imediatamente a haste na toalha de papel úmida e coloque-a na bolsa. Não permita que o corte seque por um curto período de tempo.

Planta isso

Remova toda a folhagem da parte inferior do caule e deixe três ou quatro folhas permanecerem no topo. Se houver quadris ou flores desbotadas, remova-os também. Use uma faca pequena e afiada para raspar a camada externa da casca da parte inferior da haste. Mergulhe essa parte do caule na água e depois enrole-a em pó de hormônio de enraizamento até cobrir. Cole imediatamente a extremidade do corte com ponta de hormônio no orifício preparado no meio de plantio e use as mãos para embalar o meio ao redor do corte.

Cuidados durante o enraizamento

As estacas de rosas requerem umidade para produzir raízes; portanto, misture a planta com água de um borrifador. Insira quatro palitos de madeira, igualmente espaçados, no meio de plantio ao redor do perímetro interno da panela. Deslize a panela para dentro de um saco plástico, ajustando o plástico para que as varas o mantenham longe do corte. Prenda a bolsa e coloque a panela em uma área externa, onde haja luz solar filtrada. Abra a bolsa por cerca de 15 minutos todos os dias para permitir a circulação de ar. Retire o saco quando notar uma nova folhagem. Regue o solo para mantê-lo úmido, mas não perturbe o corte até que esteja pronto para ser plantado em um local permanente ao ar livre - normalmente um ano após o corte.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como fazer muda de rosa. (Abril 2024).