O que uma faixa bimetálica faz em um alarme de incêndio?

Pin
Send
Share
Send

Um alarme de incêndio automático no sistema de segurança de um edifício é um detector de calor que responde ao calor de um incêndio acionando um alarme. Alguns alarmes de incêndio para detecção de calor contam com uma faixa bimetálica como sensor de temperatura. Essa faixa responde ao calor fechando um circuito elétrico normalmente aberto para ativar o alarme.

Crédito: Hemera Technologies / AbleStock.com / Getty Images Uma faixa bimetálica em um alarme de incêndio se dobra para acionar o alarme.

Como funciona

A faixa bimetálica em um alarme de incêndio é composta de dois metais com diferentes taxas de expansão, unidos para formar um pedaço de metal. Normalmente, o lado de baixa expansão é feito de uma liga de níquel-ferro chamada Invar, enquanto o lado de alta expansão é uma liga de cobre ou níquel. A tira é energizada eletricamente com uma corrente de baixa tensão. Quando a tira é aquecida pelo fogo, o lado de alta expansão dobra a tira em direção a um contato elétrico. Quando a tira toca nesse contato, ela completa um circuito que aciona o alarme para tocar. A largura do espaço entre os contatos determina a temperatura que acionará o alarme.

Desvantagens

Os detectores de calor de tira bimetálica têm algumas desvantagens significativas. A tira se dobra lentamente no ponto de ativação, em vez de fechar com firmeza. Os sensores de alarme baseados em tiras bimetálicas também são propensos a alarmes falsos causados ​​por vibrações ou ruídos, principalmente se sujeitos a calor que não seja fogo, próximo ao ponto de ativação definido da tira. Outros arranjos usando elementos bimetálicos oferecem melhor desempenho.

Snap Discs

Os detectores de incêndio bimetálicos mais recentes incorporam discos de pressão bimetálicos em vez de tiras. O disco em sua condição sem tensão assume uma forma côncava. À medida que o disco fica mais quente, as tensões decorrentes da expansão desigual de seus metais fazem com que o disco mude de curvatura, se adapte a uma forma convexa e feche um interruptor elétrico que soa o alarme. Esse tipo de detector é menos propenso a alarmes falsos devido à ação instantânea do snap positivo instantâneo. Os detectores de fita bimetálica e de disco de pressão bimetálico se redefinem automaticamente à medida que as temperaturas retornam ao normal.

Detectores de combinação

As tiras bimetálicas e os discos de encaixe respondem melhor a incêndios em combustão lenta, onde as temperaturas aumentam gradualmente até o ponto em que o elemento bimetálico reage. Eles geralmente são combinados com detectores de incêndio pneumáticos que respondem a aumentos rápidos de temperatura de um incêndio em rápido desenvolvimento. Há também um detector de incêndio de combinação bimetálica que responde a incêndios de combustão lenta e de rápido desenvolvimento. Esse tipo possui um cilindro externo de alumínio ao redor dos contatos de cobre espaçados. Quando as temperaturas aumentam rapidamente, o invólucro se expande rapidamente para fechar os contatos de cobre. À medida que as temperaturas aumentam lentamente, o invólucro se expande gradualmente, mas a uma taxa maior do que o cobre, fechando os contatos na temperatura predefinida.

Pin
Send
Share
Send