Construindo uma porta de madeira em arco

Pin
Send
Share
Send

A construção de uma porta de madeira em arco envolve muitas das mesmas etapas que a criação de uma porta padrão. Os painéis laterais devem ser cortados mais curtos do que em uma porta padrão, mas cortar coelhos para permitir que o painel interno deslize para dentro da porta é o mesmo. O painel de orla superior é mais largo em uma porta em arco para permitir que o próprio arco seja cortado no painel. Esse processo requer uma serra alternativa, como uma serra de vaivém, para um controle fino da forma do arco.

Crédito: Hemera Technologies / PhotoObjects.net / Getty Images As portas arqueadas são construídas de maneira semelhante às portas padrão.

Passo 1

Meça a altura e a largura do interior da moldura da porta usando uma fita métrica. Anote os tamanhos em uma folha de papel. Para encontrar a altura dos painéis laterais da sua porta, deduza a altura do arco da altura total da porta. Anote esse comprimento no pedaço de papel.

Passo 2

Corte uma folha de madeira compensada com 2 polegadas de espessura, contanto que a largura da porta e metade da largura da porta, usando uma serra circular. Meça até a metade de uma das bordas da folha da largura da porta e marque esse ponto com um lápis. Amarre o lápis em um pedaço de barbante, até a metade da largura da porta. Prenda a outra extremidade da corda no ponto marcado usando uma tachinha.

Etapa 3

Desenhe um semicírculo na folha de madeira compensada usando o lápis. Metade do comprimento da corda. Desenhe outra curva com o lápis. Corte ao longo das duas linhas do lápis usando um quebra-cabeças, para formar a parte arqueada da parte externa da porta. Faça três furos de 1 polegada de largura e 1 polegada de espessura em cada extremidade do arco, eqüidistantes dos lados do painel.

Passo 4

Corte dois pedaços de madeira compensada com 2 polegadas de espessura, contanto que a altura do lado que você anotou anteriormente e a largura de 1/4 da largura da porta. Faça três furos de 1 polegada de largura e 1 polegada de espessura em uma extremidade das peças, eqüidistantes dos lados do painel, para coincidir com os furos nas extremidades do arco. Verifique se os orifícios estão alinhados para que as ranhuras nos painéis laterais fiquem voltadas uma para a outra.

Etapa 5

Coloque um rolamento piloto de 1/2 polegada no roteador. Corte uma fenda de 1,2 cm de profundidade e 1,2 cm de largura no meio de um lado comprido das folhas de madeira compensada, usando o roteador. Corte a haste em seis pedaços de 5 cm de comprimento. Aplique cola de madeira ao redor dos pedaços de passador. Bata as cavilhas nos orifícios nas extremidades do arco, usando um martelo.

Etapa 6

Alinhe as peças do passador com os orifícios nos painéis laterais. Bata no arco nos painéis laterais até o arco ficar nivelado com os painéis laterais. Corte uma folha de madeira compensada com 1,2 cm de espessura, contanto que os lados da porta e a largura da metade da largura da porta mais 2,5 cm.

Etapa 7

Meça 1/4 da largura da porta na folha. Desenhe uma linha reta ao longo da largura da folha neste momento. Encontre o meio da linha. Amarre o lápis em um pedaço de barbante, contanto que 1/4 da largura da porta. Prenda a outra extremidade da cadeia no meio da linha. Desenhe uma curva acima da linha, usando o lápis. Recorte a curva usando o quebra-cabeças.

Etapa 8

Corte uma folha de madeira compensada com 2 polegadas de espessura, contanto que metade da largura da porta mais 1 polegada e a largura de 1/4 da largura da porta. Corte um entalhe de 1,2 cm de largura e 3/4 de polegada de profundidade ao longo de cada borda longa da folha de 1/4 de largura, nos dois lados; para deixar um talão de 1,2 cm de espessura preso no meio de cada extremidade da folha.

Etapa 9

Aplique cola de madeira nas ranhuras nas laterais da porta e na curva na parte superior da folha de compensado. Deslize a folha de compensado nas ranhuras nas laterais da porta até que ela fique nivelada com o arco. Deslize a peça de compensado com largura de 1/4 da porta nas ranhuras nos painéis laterais. Toque a folha no lugar para formar a base da porta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: As melhores madeiras para fazer arcos artesanais - Flat bow e long bow medieval. (Abril 2024).