Por que os tomates murcham após uma chuva forte?

Pin
Send
Share
Send

As plantas de tomate são cultivos de jardim extremamente populares porque são relativamente fáceis de cultivar e produzem grandes quantidades de frutas saborosas que diferem enormemente em qualidade do produto disponível nas mercearias. Muitas variedades modernas de tomate são linhagens resistentes a doenças. No entanto, após uma forte chuva, o tomate pode começar a murchar por vários motivos. Realmente não há cura para o murchamento de tomate, mas várias medidas preventivas podem ser tomadas para diminuir os efeitos do murchamento após uma chuva forte.

As plantas de tomate precisam de rega frequente, exceto após fortes chuvas.

Raízes encharcadas

As plantas de tomate prosperam na maioria dos climas, mas se saem particularmente bem em climas quentes, com rega e fertilização semanais. Quando há muita chuva em um curto período de tempo, as raízes não têm a capacidade ou necessidade de absorver rapidamente toda a água. Isso faz com que eles se tornem alagados. As raízes encharcadas essencialmente sufocam porque não podem sobreviver sem ar e espaço para se expandir. Um dos primeiros sinais de má drenagem do solo e podridão das raízes em um tomateiro é o declínio das folhas. A drenagem adequada do solo é essencial para impedir que as plantas de tomate adquiram raízes encharcadas e apodrecem.

Murcha bacteriana

A murcha bacteriana se desenvolve em plantas de tomate após fortes chuvas. Isso pode fazer com que as plantas apareçam como se não estivessem recebendo água suficiente, mas logo os pontos pretos reveladores e caules macios, significando a murcha bacteriana, aparecem. Uma vez que as plantas de tomate têm murcha bacteriana, não há realmente nada a ser feito. Os jardineiros podem remover todas as plantas com murcha bacteriana e tentar salvar as que não apresentam sintomas, mas frequentemente bactérias, como o Fusarium, espalham-se no subsolo nos sistemas radiculares e infectam o solo.

Irrigação do solo

Colocar os tomates em uma cama elevada é uma maneira de garantir a irrigação adequada do solo e evitar a murcha bacteriana. Outra solução é interromper toda a rega por vários dias diretamente após uma chuva forte. Se chover todos os dias, tente cavar valas de irrigação que drenam a água das plantas. Normalmente, chuvas leves causam pouco dano, mas um período prolongado de chuva sem fim por várias horas ou ao longo de vários dias requer algum esforço adicional para drenar o solo.

Medidas preventivas

Muitos jardineiros com solo compactado usam medidas preventivas no início da estação de crescimento. Plantar tomates em canteiros é uma maneira de garantir a drenagem do solo. Outra é cultivar o complemento do solo com musgo de turfa ou outro modificador de solo pouco compactado no canteiro do jardim antes do plantio. O uso de um leme dessa maneira é semelhante à aeração do gramado, pois os sistemas radiculares podem se espalhar horizontal e verticalmente quando não estão empurrando o solo compactado. As plantas de tomate têm maior chance de sobreviver a uma chuva forte se o solo estiver quebrado e permitir o crescimento de fortes sistemas radiculares saudáveis.

Pin
Send
Share
Send