Quais são as desvantagens da rotação de culturas?

Pin
Send
Share
Send

A rotação de culturas para novas áreas a cada ano ajuda a prevenir doenças e reduz pragas de insetos. Também pode impedir a depleção de nutrientes no solo, já que cada cultura tem seus próprios requisitos de nutrientes. A recomendação padrão para culturas rotativas usa um ciclo de três anos. No entanto, pode haver momentos em que a rotação de culturas apresenta dificuldades e se mostra desvantajosa para alguns jardineiros.

O espaço limitado coloca a pitada na rotação de culturas.

Feito para a sombra

Para quem cultiva vegetais em uma área pequena, pode ser difícil rotacionar grandes culturas anuais, como milho (Zea mays) ou feijão (Phaseolus vulgaris). Essas culturas tendem a obstruir a luz do sol de plantas menores e geralmente são cultivadas no lado norte dos jardins, enquanto as culturas menores ocupam o lado sul. Mover essas culturas para outras áreas do jardim significa que elas projetam sombras em outras plantas e causam sombra indesejada. Áreas pequenas podem não suportar rotação para essas plantas grandes.

Cavando fundo

Nas hortas domésticas, não é incomum que áreas selecionadas do jardim tenham solo raso. Isso ocorre quando bordas ou depósitos rochosos descansam sob a área do jardim. Nesses casos, somente vegetais com sistemas radiculares rasos, como verduras de alface (Lactuca sativa) e rabanetes (Raphanus sativus), podem sobreviver em solo raso. Culturas de raízes grandes, como tomate (Lycopersicon esculentum), batata (Solamum tuberosum) e milho (Zea mays) não se dão bem em solo raso, por isso não podem ser movidas para essas áreas. Isso limita a capacidade do jardineiro de girar essas culturas anuais, conforme recomendado.

Escalada alta

Culturas como feijão (Phaseolus vulgaris), ervilhas (Pisum sativum) e outras culturas de vinha são frequentemente cultivadas em treliças ou cercas. Muitos jardineiros preferem erguer estruturas permanentes para apoiar esses vegetais. A rotação dessas culturas anuais requer a mudança dos sistemas de apoio para essas plantas ou a reconstrução dos apoios a cada estação. O trabalho e os materiais adicionados a essas estruturas podem ser uma desvantagem para os jardineiros com rotação de culturas.

Remédios sem rotação

A rotação de culturas interrompe o ciclo de doenças entre culturas suscetíveis e intimamente relacionadas. Mas se esse ciclo nunca começou em seu jardim, a rotação é desnecessária. Em espaços limitados, girar curtas distâncias tem pouco efeito. Cultivar variedades resistentes a doenças e praticar excelente saneamento pode ser igualmente eficaz. Os testes de solo podem confirmar se os nutrientes precisam ser reabastecidos em áreas com alimentadores pesados. Incorpore recipientes para adicionar espaço de cultivo em espaços limitados de jardim. Mudar o solo do contêiner anualmente é qualificado como rotação. Se a doença ocorrer, gire pulando as culturas afetadas por alguns anos.

Pin
Send
Share
Send