Como organizar móveis em uma sala de estar retangular

Pin
Send
Share
Send

O arranjo adequado de móveis é crucial para uma sala de estar bem projetada e funcional. As salas retangulares podem representar um desafio quando você está tentando determinar como preencher um espaço grande ou como colocar móveis em uma sala comprida e estreita. Use uma planta em escala reduzida para explorar diferentes opções de arranjo para móveis existentes ou para determinar quanto espaço há para os móveis que você planeja comprar.

Em uma sala de estar estreita e retangular, deixe espaço para uma passagem colocando móveis em um lado da sala.

Faça uma planta baixa

Para fazer uma planta baixa em escala para uma sala retangular, meça a largura de uma parede curta e uma parede longa. Meça a largura das portas, janelas e outros recursos arquitetônicos, como uma lareira. Para marcar sua localização exata em cada parede, comece em um canto e meça a distância até a borda de cada recurso. Em seguida, meça a largura e a profundidade de cada móvel se a sala já estiver mobilada. Registre todas as suas medidas, tendo o cuidado de rotular cada uma. Em papel milimétrico de 1/4 de polegada, desenhe o contorno da sala e torne cada quadrado igual a 1 pé quadrado de espaço. Use outra folha para desenhar formas de móveis em escala e recortá-las, ou faça fotocópias do contorno da sala e desenhe idéias de arranjos diferentes.

Determinar fluxo de tráfego

A maneira mais fácil de determinar o fluxo de tráfego em uma sala retangular é ficar em uma porta e caminhar de uma entrada para outra. Se a sala já estiver mobilada, anote os obstáculos que você teve que percorrer. Use linhas pontilhadas ou linhas com setas para esboçar padrões de fluxo de tráfego em sua planta baixa. Indique de que maneira as portas se abrem desenhando um pequeno arco entre uma linha que representa a porta aberta e a parede, que deve formar um ângulo de 90 graus.

Determinar o ponto focal

Dependendo do tamanho da sala, as salas retangulares costumam ter mais de um ponto focal. Recursos arquitetônicos, como lareira, canto de arte ou janela grande, são pontos focais integrados. Um centro de entretenimento, televisão na parede, escultura, grande obra de arte na parede ou piano poderia servir como um segundo ponto focal. Divida o espaço em uma longa sala retangular, organizando os móveis dos assentos em torno de cada ponto focal, criando pelo menos duas áreas de conversação separadas.

Espaçamento adequado

Uma sala pode ficar desordenada se você não fornecer espaço adequado para as principais passarelas ou deixar espaço para manobrar entre peças de móveis. As principais passarelas, que devem seguir o caminho das linhas de fluxo de tráfego em sua planta baixa, exigem no mínimo 3 pés. Uma passagem entre duas peças de mobiliário deve medir pelo menos 6 metros. Deixe 18 polegadas entre a mesa de café e o sofá ou 12 polegadas entre a mesa de café e uma poltrona.

Quartos Estreitos

Algumas salas de estar retangulares são muito longas e estreitas, criando a sensação de um túnel ou boliche. Para ajudar a remediar esse efeito, crie uma área de conversa em uma extremidade da sala. Coloque uma pequena mesa final entre duas cadeiras, uma de frente para a outra ou em ângulo, voltada para fora, se houver uma janela. Coloque um sofá contra a parede curta para ajudar a parar os olhos. Se houver uma TV ou lareira em uma parede comprida, arrume os móveis dos assentos para acomodar uma passagem de um lado da sala. Sofás ou cadeiras frente a frente, colocados diretamente em frente à lareira, mas perpendiculares à parede, deixam espaço para uma passagem contra a parede oposta. Sofás e cadeiras colocados contra a parede oposta deixam espaço para uma passagem entre a mesa de centro e a TV na parede.

Quartos amplos

As amplas salas de estar retangulares oferecem uma variedade de opções de arranjo de móveis. Para ajudar a preencher o espaço e criar uma aparência equilibrada, flutue móveis no meio da sala. Coloque dois sofás consecutivos, separados por uma mesa de sofá no meio. Coloque uma mesa de café em frente a cada sofá, seguida por uma ou duas cadeiras, criando duas áreas de conversação. Como alternativa, crie uma área de conversação em forma de U na frente de uma lareira ou TV em uma parede longa, deixando uma passagem atrás do sofá. Coloque uma mesa e uma estante grande ao longo de uma parede curta e duas cadeiras pequenas e uma mesa final na parede curta oposta. Um sofá secional flutuante também pode ser colocado na diagonal em uma ampla sala retangular, dividindo as longas filas da sala.

Pin
Send
Share
Send