Videiras perenes tolerantes à sombra

Pin
Send
Share
Send

As videiras perenes são um elemento permanente em um jardim, retornando primavera após primavera para derrubar cercas, esconder estruturas menos do que perfeitas ou apenas apresentar um ponto de interesse no jardim. Um grande número de videiras prefere condições de sol pleno, mas algumas atraentes videiras de floração e folhagem prosperam em sombra parcial a total.

Videiras de florescência

Os cachos de flores brancas da estrela jasmim enchem o jardim com fragrâncias.

Vinhas podem ser encontradas em uma variedade de formas e cores de flores. Eles preferem sombra clara ou sol manchado sobre sombra densa. A maioria das seguintes floresce uma vez por ano na primavera ou no verão:

  • Kiwi tricolor ou variegado (Actinidia kolomikta 'Arctic Beauty') apresenta variegação branca e rosa em folhas grandes, ovais e verdes. Flores brancas aparecem em maio, seguidas por frutas semelhantes a groselha. O kiwi variado é melhor cultivado em tons claros, porque uma luz mais forte diminui sua folhagem variegada. Esta videira é resistente nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 4 a 8.
  • Cachimbo holandês (Aristolochia durior) pode atingir comprimentos de 25 a 30 pés e prosperar na sombra ou em pleno sol. As folhas verdes escuras e redondas muitas vezes escondem as flores arroxeadas em forma de tubo. O tubo do holandês é um produtor vigoroso e deve ser podado no final do inverno para controlar seu crescimento. É resistente nas zonas USDA 4 a 8.
  • Jasmim estrelado (Trachelospermum jasminoides) envolve o jardim com o odor forte e doce produzido por suas flores perfumadas em forma de estrela. As flores aparecem no final da primavera no início do verão. O jasmim estrelado prefere sombra clara ao sol e é resistente nas zonas 8 a 11 do USDA

Vinhas de folhagem

Crédito: Sielan / iStock / Getty Images A hera de Boston pode cobrir rapidamente uma parede de tijolos.

Estas videiras de folhagem perene toleram mais sombra do que videiras com flores:

  • Hera de Boston (Parthenocissus tricuspidata) cresce em sombra total ou luz manchada. É visto frequentemente cobrindo paredes de tijolos, especialmente as de faculdades da "Ivy League". Adere a superfícies com raízes aéreas chamadas holdfasts. Suas folhas brilhantes, verdes e com três lóbulos ficam alaranjadas e vermelhas brilhantes no outono. Produtor vigoroso, é considerado invasivo no nordeste dos Estados Unidos. Podar no início da primavera para controlar seu crescimento. A hera de Boston é resistente nas zonas 3 a 9 do USDA.
  • Hera inglesa (Hedera helix) é uma videira que cresce rapidamente e que muitas vezes se torna uma desgraça para quem a adora. Capaz de atingir comprimentos de 50 pés ou mais, a hera inglesa prefere a sombra clara e é considerada invasora em áreas onde escapou do espaço pretendido. A poda anual da primavera é uma obrigação para manter esta videira sempre-verde no controle. Nas áreas onde é exposto ao frio e ao vento do inverno, as folhas podem ficar marrons e cair. A hera inglesa é resistente nas zonas 4 a 9 do USDA.
  • Figo rastejante (Ficus pumila) é uma videira perene com folhas minúsculas e coriáceas. É resistente nas zonas 9 a 11 do USDA e prefere sombras claras. É um cultivador vigoroso e cobre rapidamente qualquer superfície para a qual é treinado. Comprimentos máximos podem atingir 25 a 30 pés. Também tolera condições mais secas.

Cor de outono e inverno

As folhas de cinco pontas da trepadeira da Virgínia ficam vermelhas brilhantes quando as temperaturas esfriam.

Essas videiras de sombra dão cor no inverno, assim como o verão:

  • Videira japonesa ou chinesa da hortênsia (Schizophragma hydrangeoides 'Moonlight') não é uma verdadeira hortênsia. É caducifólia, deixando cair folhas amarelas em forma de coração no outono para revelar caules avermelhados. No verão, as flores brancas de topo plano lembram flores de hortênsia e as folhas são de um verde prateado. Prefere sombra clara e é um cultivador vigoroso, mas leva vários anos para se estabelecer. É resistente nas zonas 6 a 9 do USDA.
  • Trepadeira da Virgínia (Parthenocissus quinquefolia) é nativo da metade oriental dos Estados Unidos e do Canadá. Notável por sua folhagem vermelha brilhante no outono, a trepadeira da Virgínia é resistente nas zonas 3 do USDA 9. Locais de sombra ou sol são adequados para esta videira, que também é tolerante à seca.

Ímãs do colibri e da borboleta

Crédito: SalernoScapes / iStock / Getty Images Os beija-flores adoram as flores abertas da trombeta.

Uma vantagem para essas videiras de sombra é sua capacidade de atrai beija-flores e borboletas para suas flores:

  • Trepadeira trompete (Campsis radicans) produz flores alaranjadas em forma de trombeta no verão que os beija-flores adoram. Preferindo a sombra parcial, é resistente nas zonas 4 a 9 do USDA e é nativo do leste do Canadá, Califórnia, Oregon e da maioria dos países do meio e leste dos Estados Unidos. Esta videira decídua atinge comprimentos de 40 pés e requer poda anual para mantê-la no controle.
  • Videira chinesa da hortênsia da rapsódia vermelha (Schizophragma ellipitifolium 'MonLaBaHe') é uma videira rara, mas vale a pena o esforço para encontrá-la. Grandes cabeças de flores atraem borboletas, enquanto um novo crescimento vívido e caules são um deleite visual. Cresce na sombra total e clara e é resistente nas zonas 6 a 9 do USDA.

Pin
Send
Share
Send