Como criar uma lagoa de retenção para escoamento de água

Pin
Send
Share
Send

Além dos benefícios superficiais do uso recreativo, as lagoas de retenção costumam desempenhar um papel vital para a paisagem circundante como reservatórios que ajudam a gerenciar e dispersar o excesso de escoamento devido a fortes chuvas. Essas lagoas são projetadas para coletar eficientemente a água de uma vasta faixa de terra e, em seguida, como o nome sugere, retê-la indefinidamente. Construir um lago de retenção bem-sucedido é o mesmo que construir qualquer lago, mas é preciso ter mais cuidado com os fluxos do alimentador. Além disso, você deseja trabalhar mais de perto com o escritório de gerenciamento de terrenos do seu município ou cidade para garantir que não afete adversamente o lençol freático.

crédito: Lucas Allen / Lifesize / Getty Images

Passo 1

Posicione o tanque de retenção em um ponto baixo estratégico na área em que ele será desenhado. A gravidade será o seu melhor aliado para acelerar o escoamento durante os períodos de chuva, por isso você deve colocar a lagoa em um local que receba toda a medida desse benefício.

Passo 2

Cavar a lagoa antes de cavar as valas. Caso contrário, você poderá acabar com um espaço de trabalho encharcado, difícil de selar e preparar adequadamente antes que o trabalho seja concluído.

Etapa 3

Use a retroescavadeira para remover a sujeira do centro da lagoa e posicione-a nas bordas, formando as margens da lagoa. A profundidade é sua, mas você deve garantir que a lagoa seja capaz de lidar com a quantidade de escoamento da chuva que a terra ao redor produzirá. Além disso, você desejará uma profundidade mínima de 12 a 15 pés para manter os peixes, se desejar.

Passo 4

Determine um local para a saída da água da lagoa quando os níveis de água estiverem altos. Para esse fim, convém aumentar as margens mais do que realmente pretendia, e então deixar um espaço onde planeja que o excesso de água escape. Você precisará criar um caminho que saia da lagoa em direção a um riacho, córrego ou rio. Você também precisará da permissão do governo local para fazer isso antes de introduzir um novo tributário no lençol freático local.

Etapa 5

Espalhe solo argiloso pesado por todo o leito da lagoa, para que você tenha pelo menos 1 pé de espessura por toda parte. Use as máquinas pesadas para compactar essa camada de argila, para que ela seja perfeita para todos os fins práticos. Isso garantirá que a lagoa seja capaz de reter a água indefinidamente.

Etapa 6

Cavar as valas do alimentador agora que a lagoa está pronta para conter o escoamento. Crie duas ou três calhas grandes que percorrem o comprimento da terra, terminando em um tributário unificado da lagoa. Essas valas serão alimentadas por valas menores que levam a água da chuva para longe de áreas onde, de outra forma, elas seriam coletadas e estagnadas.

Pin
Send
Share
Send