Opções de rejunte para passarelas de laje

Pin
Send
Share
Send

As opções abundam ao colocar uma passarela de laje, desde a escolha da pedra até o método usado para finalizá-la. Essas opções afetam a vida útil da passarela, bem como o desgaste que ela pode desenvolver. Familiarize-se com as opções de rejunte para escolher o método de assentamento que funcionará melhor.

Crédito: Alexander Sysoev / iStock / Getty Images As calçadas são altamente personalizáveis.

Dois tipos de rejunte

Crédito: Thomas Northcut / Photodisc / Getty ImagesConcrete.

Embora os termos "cimento", "concreto" e "argamassa" sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, eles não são a mesma coisa. O cimento é um ingrediente tanto no concreto quanto na argamassa, mas não é o material acabado. O concreto é uma mistura de cimento, água e agregados, como areia ou pedra. A argamassa é um tipo de concreto feito de cimento, água, areia e geralmente cal hidratada. Destina-se especialmente à fixação de alvenaria e é pegajosa, de modo a unir a alvenaria. Ao considerar uma passagem de laje, duas opções básicas estão disponíveis no que se refere ao rejunte: usando argamassa ou usando um método de assentamento a seco.

Argamassa

Crédito: Thomas Northcut / Photodisc / Getty ImagesMortar floor.

É simples fazer argamassa misturando cimento Portland, areia e água. Embora a cal hidratada não seja um ingrediente necessário, ela torna a argamassa mais elástica e viável. A cal hidratada também evita a separação da areia e do cimento, torna a argamassa menos propensa a encolhimento e torna a argamassa mais à prova d'água.

A receita básica para esse tipo de argamassa é de 9 partes de areia, 2 partes de cimento e 1 parte de cal hidratada. Misture bem antes de adicionar a água. Adicione a água lentamente até atingir uma textura que se destaca quando moldada. Não misture mais argamassa do que você pode usar em apenas algumas horas, pois ela começa a endurecer com o tempo.

Dry Laid

Crédito: isaravut / iStock / Getty Images Sacos de cascalho.

Neste método, não há concreto derramado sob a passarela. As pavimentadoras são colocadas em um leito de areia compactada, que geralmente fica sobre uma camada de cascalho. Areia fina de alvenaria é então varrida pelas juntas ou empurrada com uma espátula. As almofadas de areia e níveis para compensar as pequenas irregularidades no cascalho ou camada inferior de areia.

Esse tipo de construção cria uma passarela estável e durável, mesmo em climas sujeitos a geadas, que podem quebrar a argamassa. Ele também permite a substituição mais fácil de materiais de pavimentação danificados ou a remoção de seções da passarela que requerem acesso a canos de água enterrados ou linhas de serviços públicos. No entanto, a areia entre as pedras desaparece com o tempo, exigindo substituição. Outro fator a considerar é que, em áreas de terreno móvel, as passarelas feitas com o método de assentamento a seco têm maior probabilidade de se erguer do que as passarelas com argamassa.

Pin
Send
Share
Send