Como extrair o óleo do alecrim

Pin
Send
Share
Send

Além de ser um tempero salgado famoso, o alecrim tem uma tradição consagrada pelo tempo de uso medicinal e terapêutico. Durante séculos, tem sido usado para melhorar a memória, promover o crescimento do cabelo e aliviar a dor e a tensão. Embora nenhum de seus benefícios de saúde declarados tenha sido cientificamente comprovado, estudos confirmam que o alecrim é rico em antioxidantes e contém propriedades antimicrobianas naturais. (Ver referência 1)

O óleo essencial de alecrim é popularmente usado em tratamentos de aromaterapia e massagens, pois acredita-se que alivie o estresse e melhore a concentração. Prensagem a frio e destilação a vapor são métodos comuns usados ​​para extrair óleos essenciais de ervas como alecrim. No entanto, essas técnicas geralmente requerem uma vasta experiência e o uso de aparelhos complexos. Abaixo está um método simples de placa de fogão que usa óleo quente e uma base de óleo de semente de uva para aproveitar o óleo essencial de alecrim.

Extrair óleo de alecrim

Se estiver trabalhando com alecrim fresco, deixe secar em um local quente e escuro por várias horas. Verifique se a erva perdeu a maior parte de sua umidade, caso contrário, o óleo essencial pode ficar contaminado com mofo e estragar.

Retire as folhas dos caules amadeirados do seu alecrim seco.

Se estiver usando uma fervura dupla, encha a panela de fundo com água e adicione duas a três onças de folhas de alecrim ao vaso superior. Cubra com duas xícaras de óleo de semente de uva. Cozinhe em fogo baixo por três horas. Se estiver usando uma panela elétrica, combine as folhas de alecrim com o óleo de semente de uva e aqueça na temperatura mais baixa por três horas.

Coe o óleo em uma jarra de vidro limpa e esterilizada. Selar e reservar em um local fresco e escuro.

Pin
Send
Share
Send