Como prolongar a vida útil das baterias de ferramentas elétricas

Pin
Send
Share
Send

Siga as diretrizes do fabricante para garantir a melhor vida útil da bateria.

Embora uma ferramenta elétrica sem fio ofereça uma conveniência incomparável em comparação com seu irmão plug-in, ela não é totalmente infalível. A vida útil da bateria recarregável depende de como você usa - ou até falha - de usar a ferramenta e de como armazena a bateria quando ela não está sendo usada. Algumas "práticas recomendadas" ajudam a garantir que as recargas durem tanto quanto as ferramentas que as exigem.

Plug and Play, frequentemente

As antiquadas baterias de laptop de hidreto de metal níquel, ou NiMH, costumavam exigir uma descarga completa ocasional para restaurar a vida útil original da bateria. Isso acontece quando as baterias de baixa energia são usadas da mesma maneira dia após dia, desenvolvendo uma "memória". O mesmo não é verdade para a maioria baterias recarregáveis ​​de ferramentas, principalmente porque o uso de ferramentas consome muita energia e de maneira mais esporádica do que um laptop. Carregar um NiCad bateria quando cai para 70% ou quando mostra sinais de perda de energia. UMA iões de lítio a bateria pode não mostrar perda de energia até que esteja completamente descarregada. Como um projeto grande pode exigir o uso contínuo da ferramenta, é útil manter uma bateria sobressalente totalmente carregada à mão.

Se você não usa a ferramenta há algum tempo e a guarda com uma bateria totalmente carregada, não espere que a bateria esteja com carga completa no próximo uso. A bateria descarrega mesmo quando não estiver em uso. Uma bateria de NiCad perde bastante energia nos primeiros três dias sem uso, enquanto uma bateria de íons de lítio faz um trabalho melhor em reter sua energia. Em qualquer uma das situações, coloque a bateria de volta no carregador por pelo menos alguns minutos para determinar se a bateria ainda está com carga completa. Para uma bateria que tenha um medidor de combustível embutido, pressione-o.

Para ferramentas sazonais, como um cortador de ervas daninhas ou um limpa-neve, carregue a bateria a cada seis meses.

Temperatura moderada, maior duração da bateria

Permitir que a bateria atinja a temperatura ambiente em ambientes fechados antes de recarregá-la.

A temperatura da bateria enquanto carrega também afeta sua vida útil. Se você estiver usando uma bateria ao ar livre em um dia frio de inverno, carregá-la no exterior pode resultar em permanente danos que diminuem a vida da bateria. O mesmo se aplica ao carregar uma bateria que foi exposta ao calor do verão e ao sol pleno o dia todo. Se você usou a bateria em condições extremas, deixe-a repousar por algumas horas em ambientes fechados ou em um local onde possa atingir a temperatura ambiente antes de carregá-la. Se a bateria estiver quente depois de você usá-la por um tempo, ela também precisará esfriar até a temperatura ambiente antes de carregar. Alguns carregadores, como os fabricados para as baterias de aparadores de ervas daninhas de íons de lítio Ryobi, nem sequer carregam uma bateria até atingir uma temperatura moderada.

Baterias de autoproteção

A vida útil da bateria diminui significativamente quando usada em situações de alto torque ou quando o motor da ferramenta está sob carga contínua pesada. A bateria pode superaquecer, o que pode reduzir sua vida útil. Muitas baterias de íon-lítio mais recentes, como as feitas para as ferramentas de Milwaukee, possuem um circuito inteligente que desliga automaticamente a energia quando está sob carga intensa. Nesse caso, uma série de luzes pisca na bateria. A bateria deve esfriar novamente antes de reutilizar.

Esse mesmo medidor piscará de maneira diferente quando a bateria estiver prestes a ficar sem energia durante o uso, exigindo uma carga. Nota: Marcas diferentes têm configurações de luzes diferentes e "códigos" diferentes de luzes piscantes em suas baterias. Leia o manual ou consulte o site do fabricante para obter esclarecimentos sobre baterias específicas, pois cada empresa tem sua própria maneira de lidar com várias condições da bateria.

Proteja as pilhas soltas

Mantenha as baterias e as ferramentas em ambientes fechados quando não estiverem em uso.

Embora as baterias das ferramentas elétricas sejam duráveis, elas ainda podem sofrer danos devido ao manuseio inadequado ou inadequado. Em um local de projeto, mantenha as baterias soltas armazenadas em compartimentos separados saco acolchoado ou nas maletas de ferramentas originais, protegidas da luz solar direta e da chuva. Certifique-se de que as baterias sejam mantidas em um ambiente moderado, não dentro de um veículo quente. Em casa, mantenha as baterias em caixas de armazenamento ou, pelo menos, em um local seco e à temperatura ambiente, protegido da poeira e longe de fontes de calor e luzes piloto. Cubra os terminais com a tampa plástica que acompanha a bateria. Essa tampa ajuda a evitar arranhões, danos causados ​​pela umidade e até curtos-circuitos. Mesmo com a tampa no lugar, é melhor manter objetos metálicos condutores longe da bateria, especialmente dos terminais, para evitar incêndios.

Armazenamento no carregador

Nem todos os carregadores de bateria são criados da mesma forma; portanto, a leitura do manual da ferramenta é a chave para garantir a máxima duração da bateria. Por exemplo, deixar uma bateria de ferramenta típica na base de carregamento com o carregador conectado pode sobrecarregar a bateria e reduzir sua vida útil. Muitas empresas recomendam remover a bateria da base de carregamento após o carregamento. Algumas empresas, como a Dewalt, recomendam deixar a bateria em a base de carregamento com a base conectada, graças a um modo de manutenção que mantém a bateria totalmente carregada e pronta para uso. Se você perdeu o manual da ferramenta, consulte o site da empresa. Muitas empresas e até grandes lojas oferecem manuais para download para modelos de ferramentas bastante atuais.

Mantenha as baterias longe da umidade

A umidade e as baterias de ferramentas não se misturam. Isso se aplica ao uso de ferramentas sem fio em tempo chuvoso, bem como ao armazenamento da ferramenta ou da bateria em uma área em que possa se molhar. Algumas gotas de chuva não serão um problema, mas trabalhar em uma chuva constante pode causar choque elétrico e também arruinar a bateria e a ferramenta.

Armazenar uma bateria solta em um ambiente úmido e úmido pode causar a corrosão de seus terminais, dificultando o carregamento da bateria. A umidade também pode infiltrar-se no compartimento da bateria, danificando-a permanentemente. Não use uma bateria submersa em água ou que mostre sinais de danos à umidade.

Quando a vida útil da bateria diminui

Uma bateria só pode lidar com uma quantidade definida de recargas antes que ela falhe.

Se a bateria da ferramenta parecer não durar tanto quanto deveria, reduza a energia para nada e carregue-a completamente antes de usá-la novamente. Se a bateria ainda parece ter uma vida útil reduzida, pode ser hora de uma bateria nova. Todas as baterias recarregáveis ​​têm expectativa de vida limitada. Por exemplo, uma bateria projetada para durar 100 cargas completas pode suportar 200 cargas feitas quando a bateria está com 50% de energia. A bateria deve funcionar tão bem como sempre durante a maior parte da vida útil de 100 cargas. Se você já usa a bateria há anos e a carrega centenas de vezes, provavelmente é hora de comprar um substituto.

Lidar com baterias gastas

Não jogue essas pilhas recarregáveis ​​velhas no lixo. Em vez disso, leve-os para uma grande loja de artigos para o lar ou para outro local de reciclagem de baterias em parceria com a Call 2 Recycle, uma organização sem fins lucrativos. Esse grupo oferece caixas de descarte de bateria na maioria dos estados; use seu mapa on-line para localizar um local de reciclagem perto de você. Esses sites também aceitam outras baterias recarregáveis ​​e telefones celulares antigos. Se você não mora perto de um local de entrega, ligue para a prefeitura local ou a empresa de coleta de lixo. Em muitos casos, uma comunidade ou município oferece locais e horários especiais de retirada para se livrar de itens como baterias e telefones ou computadores antigos.

Pin
Send
Share
Send