Como um termopar funciona em uma caldeira?

Pin
Send
Share
Send

As caldeiras não são aquecedores de água, mas são semelhantes e, quando se trata de manter a água a uma temperatura constante, elas funcionam da mesma maneira. A principal diferença entre uma caldeira e um aquecedor de água é que uma caldeira faz parte de um sistema de circuito fechado. Geralmente, ele fornece água quente ou vapor para um sistema de calor radiante ou no subsolo. Ao contrário de um aquecedor de água, que é reabastecido com água fria sempre que você usa água quente, uma caldeira circula a mesma água repetidamente, reaquecendo-a conforme necessário para mantê-la na temperatura necessária para manter sua casa quente.

Crédito: ronstik / iStock / GettyImagesComo um termopar funciona em uma caldeira?

Caldeiras a gás, como aquecedores de água a gás, precisam ser ligadas e desligadas para manter uma temperatura constante. Para esse fim, muitos deles têm uma luz piloto permanente e, onde há um piloto, sempre há um termopar. A função de um termopar de caldeira é a mesma de um aquecedor de água ou termopar de forno, e é simples, mas importante. Diz à válvula de gás para permanecer aberta quando o piloto estiver aceso.

Um termopar de caldeira é um dispositivo de segurança

Como um termopar de aquecedor de água ou aquecedor de ambiente, a principal função de um termopar de caldeira é desligar a válvula de gás quando o piloto sair. Se o termopar não estivesse lá e a válvula de gás permanecesse aberta, o gás não queimado seria coletado em torno do conjunto do queimador e eventualmente flutuaria para dentro da sala, criando um risco de incêndio e explosão. Você só encontra termopares em aparelhos com pilotos em pé. Muitos fabricantes substituíram os pilotos em pé por ignições eletrônicas que inflamam o gás sempre que a válvula é aberta. Os aparelhos com esses acendedores não precisam de um termopar.

O princípio por trás do termopar

Um termopar é basicamente um dispositivo sensor de temperatura capaz de gerar uma pequena tensão. Isso é possível devido ao efeito Seebeck, descoberto em 1821 pelo físico Thomas Johann Seebeck. Ele descobriu que dois fios de metal diferentes geravam uma tensão entre eles quando eram unidos em uma extremidade e essa extremidade era aquecida a uma temperatura significativamente mais alta que a outra extremidade.

Os fios de um termopar de caldeira são geralmente ligas de níquel e cromo e níquel e alumínio. A extremidade fundida é posicionada dentro ou logo acima da chama piloto e as outras extremidades dos fios são conectadas a um sensor de tensão que opera a válvula de gás. Quando o piloto está ligado e a tensão entre os fios aumenta, uma pequena corrente flui através da válvula, sinalizando para que o controle da válvula permaneça aberto. Essa corrente para quando o piloto sai e a válvula fecha.

Solução de problemas de um termopar

Sempre que você inicia um piloto em pé, é necessário pressionar manualmente a válvula de gás por 10 a 20 segundos para dar tempo ao termopar para aquecer e começar a gerar corrente suficiente para manter a válvula de gás aberta. Se o piloto não permanecer aceso, não importa quanto tempo você pressione o controle de gás, o termopar pode estar desgastado. Você pode testar um desconectando-o da válvula de gás e medindo a tensão entre os condutores. Você deve obter uma leitura de cerca de 40 milivolts quando a chama do piloto estiver acesa. Uma leitura de menos de 25 milivolts indica que o termopar está ruim e precisa ser substituído.

Antes de realizar este teste, verifique a chama do piloto. Deve ter cerca de 2,5 cm de altura e principalmente azul. Se for pequeno e principalmente amarelo, limpe o tubo piloto e tente iniciar o aparelho novamente. Você também deve verificar a posição da sonda do termopar. Deve estar diretamente sobre a chama. Se ele foi movido por algum motivo, reposicione-o.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Termopar, como funciona? (Pode 2024).