Como usar a madeira tratada com pressão por dentro

Pin
Send
Share
Send

Se você deseja usar madeira tratada sob pressão em ambientes fechados, a primeira pergunta a ser feita é: "Por quê?" O objetivo do tratamento sob pressão da madeira é torná-la capaz de resistir à podridão, fungos e insetos, e esses são problemas que você normalmente encontra do lado de fora. Dentro de casa, onde a madeira não é submetida a condições extremas, geralmente é preferível usar madeira não tratada. É mais leve em comparação com a madeira tratada com pressão, que tende a ser pesada, mais atraente e - a parte mais importante - não tratada com uma substância potencialmente tóxica.

Como usar a madeira tratada com pressão no interior

No entanto, há situações em que faz sentido usar madeira tratada sob pressão em ambientes fechados. Você pode enquadrar uma parede em um porão ou banheiro onde a umidade é um problema ou talvez você esteja construindo um banco de chuveiro. Devido ao problema de toxicidade, os construtores estão divididos quanto à possibilidade de usar madeira tratada sob pressão em ambientes fechados. No entanto, isso realmente depende dos produtos químicos usados ​​no processo de tratamento de pressão.

O que há nessa madeira?

A madeira tratada sob pressão existe desde os anos 40. Por muitos anos, os fabricantes o produziram infundindo arseniato de cobre cromado (CCA) profundamente no grão sob pressão. Este composto contém arsênico, então você definitivamente não o quer nem perto das curiosas bocas e dedos das crianças. No entanto, a indústria parou de usar o CCA, que confere à madeira uma cor esverdeada, em 2003. Hoje, os produtos químicos encontrados na madeira tratada sob pressão são geralmente mais benignos. Eles incluem ACQ (quaternário de cobre alcalino), borato de sódio (SBX) e quaternário de cobre micronizado (MCQ). Esses compostos também mancham a madeira, mas não tanto quanto a CCA, e a cor geralmente é mais próxima da madeira natural.

A madeira tratada com pressão é segura?

Um fabricante líder de madeira tratada com pressão garante aos compradores em potencial que madeira tratada com boratos ou cobre micronizado é segura para ambientes internos - desde que seja usada em aplicações apropriadas. Isso inclui praticamente qualquer área, exceto as superfícies dos alimentos, como tábuas e bancadas e lugares onde é provável que os animais o mastigem. Se você usar madeira tratada sob pressão ou madeira compensada tratada sob pressão em ambientes fechados para construir um subpavimento ou uma parede coberta com drywall ou ladrilho, não haverá riscos à saúde e obterá a proteção contra umidade e insetos que a madeira tratada com pressão oferece.

Usando madeira tratada sob pressão em ambientes fechados

Ao comprar madeira tratada com pressão para qualquer projeto, é uma boa ideia verificar o rótulo afixado no final de cada painel. Indica quais produtos químicos foram usados ​​no processo de tratamento de pressão e as aplicações para as quais a madeira é classificada. A madeira serrada classificada para contato com o solo geralmente contém os produtos químicos mais fortes e não é uma boa opção para um projeto interno. Uma escolha melhor é o pinho tratado, o deck de abeto ou a madeira compensada. Nunca use madeira tratada com pressão reciclada em ambientes fechados. Há uma boa chance de ter sido tratado com o CCA, o que significa que ele contém arsênico.

Se você vai deixar a madeira tratada sob pressão exposta, talvez como um poste ou viga do teto, planeje pintá-la ou finalizá-la. A madeira tratada com pressão não é atrativa e, ao oferecer um revestimento protetor, não só faz com que pareça melhor, mas também sela os produtos químicos e adiciona outro nível de proteção contra os riscos da madeira tratada com pressão.

Pin
Send
Share
Send