Como cortar bancadas laminadas

Pin
Send
Share
Send

O laminado plástico é surpreendentemente fácil de cortar. Você pode fazer isso com uma serra circular, um quebra-cabeças, um roteador ou até mesmo algumas ferramentas manuais. O corte de um laminado de folha por si só é melhor com cortes de estanho ou de aviação, desde que você o corte de tamanho grande e o corte mais tarde. Cortar uma bancada laminada montada é um pouco mais complicado, e isso é melhor feito com ferramentas elétricas - e com muito cuidado. Por mais fácil que seja o corte do laminado, é ainda mais fácil lascar, e os cavacos não podem ser reparados. Mas com a configuração e a técnica corretas da ferramenta, você pode cortar uma bancada laminada pós-forma personalizada ou pré-fabricada com confiança.

A seção de bancada laminada doStockStock é fácil de cortar para um ajuste preciso.

Corte de folhas laminadas

O laminado, a matéria-prima, é uma folha boa feita com camadas de papel coladas e comprimidas com resina e cobertas com uma camada protetora clara de plástico de melamina. Tem cerca de 1 mm de espessura e é semi-flexível, mas quebradiça. Uma maneira padrão de cortar uma folha laminada é marcá-la com uma faca ou uma faca de linóleo e removê-la, como um corte de vidro. Isso funciona bem para cortes retos que são relativamente curtos. Você também pode fazer cortes muito curtos, como ao cortar tiras no comprimento, com uma serra de esquadria.

A maneira mais simples de cortar um pedaço laminado de qualquer tamanho ou forma é com pedaços de estanho ou pedaços de aviação (pedaços de metal com cortadores curtos e pontiagudos). Os cortes cortam o laminado com facilidade, mas eles não fazem um corte perfeitamente limpo, portanto, essa técnica é adequada para quando você está cortando o laminado de tamanho grande e aparando-o nivelado com um roteador depois que o laminado é ligado a um substrato. Se você precisar de uma borda realmente limpa no laminado, o método mais seguro é usar um roteador com uma guia de régua.

crédito: os cortes da ZoroAviation cortam facilmente folhas de laminado plástico.

Fazendo cortes retos em bancadas laminadas

O corte se torna um pouco mais complicado quando o laminado já está ligado a um substrato. Cortar uma bancada laminada pós-forma ao comprimento requer um corte limpo e reto. A melhor ferramenta de bricolage para o trabalho é uma serra circular com uma lâmina de carboneto de dente fino feita para laminado (as mesmas lâminas são normalmente vendidas para metais não ferrosos e outros tipos de plásticos). Você também pode usar um quebra-cabeças com uma lâmina de dente fino. Nesse caso, você está cortando da parte inferior da bancada, usando uma lâmina de corte padrão; você usa uma lâmina de corte para baixo para recortes de pia (veja abaixo).

O truque para um corte limpo com uma serra é usar uma régua ou, melhor ainda, um gabarito personalizado para guiar a serra durante o corte. As bancadas pós-forma têm um backsplash integrado que fica a 90 graus da superfície da bancada. Isso significa que você deve fazer dois cortes: um que comece na borda frontal e vá até a parte inferior do backsplash, e um segundo corte perpendicular para finalizar a borda superior do backsplash. Por esse motivo, um gabarito personalizado é mais conveniente do que um régua, porque um gabarito permite que você faça os dois cortes com uma configuração.

Você pode construir um gabarito com dois pedaços de madeira compensada de 3/4 de polegada de espessura unidos por parafusos para formar um "L." Adicione duas peças mais estreitas de madeira compensada de 3/4 de polegada sobre o L para criar um guia para a base da serra. Essas tiras devem ser posicionadas para que o contratempo da borda do conjunto de contraplacado inferior seja exatamente igual à distância da borda da base da serra à lâmina. Com a bancada virada ao contrário, prenda o gabarito na parte inferior da bancada. A perna longa deve repousar na seção principal da bancada e a extremidade curta deve caber na parte de trás do contra-ângulo. Faça o corte enquanto segura a base da serra firmemente contra a borda da guia de compensado de 3/8 de polegada enquanto alimenta a serra.

Sempre corte da lado de baixo de uma bancada laminada ao usar uma serra circular ou um quebra-cabeças com uma lâmina padrão. Isso ocorre porque as lâminas cortam à medida que passam pelo material e a parte superior (neste caso, a parte inferior) tem muito mais probabilidade de lascar do que a parte inferior.

Curvas de corte, furos e aberturas de pia

Curvas e recortes curvos, incluindo grandes furos e recortes de pia, geralmente são feitos com um quebra-cabeças, especialmente se as bordas do corte ficarem escondidas na instalação final. - como quando a borda de uma pia cobre as bordas do recorte . Curvas e furos grandes que precisam de uma borda usinada com precisão são mais bem feitos com um roteador e um gabarito ou gabarito para orientar o corte. Furos menores - com até 5 cm de diâmetro - podem ser cortados com uma broca e uma serra de furos, assim como perfurar madeira.

Crédito: DeWalt / AmazonLâmina de serra de vaivém para laminado.

Um recorte de pia é uma das operações mais comuns de bancada laminada. O método padrão é usar uma serra de vaivém com uma lâmina de dente reverso ou de corte para baixo, que corta o material em vez de cortar uma lâmina de serra de vaivém padrão. Uma lâmina cortante, geralmente chamada de lâmina laminada, permite cortar da lado superior de bancadas laminadas sem lascar a superfície acabada.

Para fazer um recorte de pia:

  1. Aplique tiras de fita adesiva onde você marcará as linhas de corte; isso torna as linhas mais visíveis e protege a superfície do laminado contra arranhões.
  2. Marque o recorte na fita adesiva.
  3. Faça um orifício de partida de 3/8 de polegada na bancada em cada canto do recorte, logo dentro das linhas de corte, usando uma broca e uma broca de pá afiada ou broca de torção padrão.
  4. Coloque uma placa de sucata (como 1 x 2) centralizada sobre o recorte para que se estenda além das linhas de corte nos dois lados. Prenda a placa no centro da área de recorte com um único parafuso. A placa evita que o pedaço de resíduo caia pelo orifício no final do corte e, possivelmente, quebre o último pedaço de laminado.
  5. Insira a lâmina da serra de vaivém em um dos orifícios de partida e conclua o corte, usando os orifícios de partida para fazer as curvas nos cantos. Gire a placa para fora do caminho, conforme necessário, ao cortar os lados.

Dicas

Se o recorte da pia estiver muito próximo do contra-corte para que a serra de vaivém se encaixe, faça o corte ao longo do contra-corte com uma ferramenta múltipla oscilante.

Aparar laminado com um roteador

Ao construir uma bancada de laminado personalizada, o processo padrão é cortar o laminado um pouco grande e montá-lo no substrato (geralmente painéis de partículas ou MDF) e apará-lo precisamente para caber em um roteador e uma broca de corte nivelado. Este bit tem um rolamento (bem como um rolamento de roda do skate) na extremidade inferior. O mancal passa ao longo do substrato enquanto os cortadores da broca cortam o laminado perfeitamente nivelado com a borda do substrato.

crédito: Broca rotativa de corte FreudFlush com rolamento rotativo.

Existem brocas de corte nivelado para aparar laminado com roteadores padrão. Existem também pequenas ferramentas do tipo roteador, chamadas aparadores laminados feito apenas para esse fim. As vantagens dos cortadores laminados para este trabalho são seu tamanho pequeno e peso leve, mas um roteador padrão também corta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: DESDOBRAR CHAPAS INTEIRAS DE MDF EM CASA SEM ESFORÇO COM SERRA CIRCULAR (Abril 2024).