Carvalho vs. Faia

Pin
Send
Share
Send

Diferentes espécies de madeira oferecem propriedades diferentes, como dureza, rigidez, textura e aparência. Ter um entendimento adequado das propriedades de uma espécie específica pode ajudá-lo a determinar quais madeiras são melhores para quais usos. Duas das espécies de madeira geralmente consideradas são faia e carvalho. Saber como elas diferem o ajudará a entender o que geralmente é preferível para pisos, bancadas e móveis - as três principais categorias de uso interno de madeira.

Cada espécie de árvore oferece um conjunto diferente de propriedades

Faia

Uma faia

A faia é de cor marrom avermelhada, com uma textura fina. É uma madeira forte, e também é bastante densa, tornando-a bastante pesada. Considera-se que a faia é fácil de trabalhar com ferramentas manuais e elétricas e se mancha de maneira fácil e agradável.

Carvalho

Um carvalho

Dois tipos de carvalho são encontrados e usados ​​na América do Norte: o carvalho vermelho e o carvalho branco.

O carvalho vermelho tem uma cor marrom claro a rosa com um tom avermelhado e é de textura um pouco grossa. Embora não seja tão dura quanto a faia, ainda é uma madeira bastante forte e é considerada uma madeira muito boa para dobrar a vapor. A densidade do carvalho vermelho pode variar e pode ter um efeito moderado de embotamento nos cortadores. Mancha bem e pode ser polido para um bom acabamento.

O carvalho branco pode variar de um marrom claro a marrom pálido, com um tom rosado. A textura tende a ser um pouco menos grossa que o carvalho vermelho. O carvalho branco é ainda mais difícil que a faia. Para evitar rachar a madeira ao usar parafusos ou pregos, é aconselhável pré-perfuração. O carvalho branco é muito durável e mancha bem.

Pavimentos

O revestimento de madeira é popular nas casas.

Preço, durabilidade e trabalhabilidade são três fatores importantes na escolha de madeira para pisos. Se o dinheiro é uma das principais preocupações, o carvalho vermelho tende a ser o menos caro dos três bosques e é mais fácil trabalhar com ele. O carvalho branco tende a ficar no meio em termos de preço e é o mais durável da floresta, mas também pode ser mais difícil de trabalhar. A faia geralmente é a mais cara para pisos, mas oferece um bom equilíbrio entre durabilidade e facilidade de trabalho.

Bancadas

As bancadas de madeira podem ter uma aparência muito agradável.

Para as bancadas, a escolha é principalmente entre faia e carvalho branco. O carvalho vermelho tende a ser muito poroso e fácil de arranhar para ser uma boa opção. A faia oferece as vantagens de ser gentil na ponta da faca, e a madeira não transmite nenhum sabor ou odor aos alimentos que ela contata. No entanto, deve ser selado com muito cuidado para evitar entortar a madeira como resultado da umidade. A dureza do carvalho branco significa que sua resistência ao desgaste é bastante boa e fornece boa absorção de choque. A alta concentração de ácido tânico na madeira o torna muito resistente à água. A madeira pode conferir algum odor e sabor aos alimentos que estão em contato por longos períodos de tempo.

Mobília

Diz-se que os móveis de madeira têm uma qualidade atemporal.

A faia é frequentemente considerada menos atraente em móveis do que outras madeiras, enquanto o grão de carvalho é considerado bastante atraente. O preço mais baixo da faia para uso em móveis faz com que seja a escolha preferida como madeira secundária - ou seja, madeira usada para construir áreas mais discretas, como pernas de cadeira ou as costas e os lados de uma gaveta. Geralmente, o carvalho é preferido para móveis, mas, como resultado, os móveis feitos de carvalho podem ser mais caros.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Dia seguinte - Cavaco do souto faia ébano especial (Pode 2024).