Quais produtos químicos são usados ​​nos limpadores de vidro?

Pin
Send
Share
Send

Os limpadores de vidro para uso doméstico permitem que os consumidores façam suas casas brilharem e brilharem com um spray simples e um pano. Mas o que torna o brilho possível? Embora os limpadores de vidro para uso doméstico usem ingredientes diferentes de marca para marca, a maioria dos fabricantes usa três ingredientes principais em produtos de limpeza de vidro.

O que exatamente o torna eficaz?

Álcool isopropílico

Também chamado de álcool, isopropanol ou dimetil-carbinol, o álcool isopropílico é um ingrediente-chave nos produtos de limpeza de vidro, de acordo com especialistas da Iowa State University. O álcool isopropílico evapora rapidamente e dissolve óleo ou graxa em contato. O Programa Internacional de Segurança Química observa que o álcool isopropílico é extremamente inflamável e pode ser tóxico para os seres humanos em doses concentradas, visando especificamente o sistema nervoso central, sistema cardiovascular, fígado e rins.

Monoetanolamina

A monoetanolamina, também chamada MEA, é um líquido tóxico, inflamável e corrosivo derivado da amônia, de acordo com um boletim técnico da Huntsman Petrochemical Corporation. A monoetanolamina é um ingrediente que muitas empresas de produtos domésticos usam em detergentes e sabões, além de cosméticos, tintura de cabelo e produtos farmacêuticos, de acordo com o Banco de Dados de Produtos Domésticos hospedado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Os fabricantes também o usam como um produto químico intermediário nos processos de fabricação de produtos de borracha ou plástico e como parte do processo de refino do gás natural, de acordo com Huntsman.

Butil glicol

O butil glicol, também chamado éter etilenoglicol butílico, ou 2-butoxietanol, é o éter glicol mais amplamente produzido, de acordo com a Dow Chemical. Os éteres de glicol são solventes orgânicos que possuem as propriedades químicas do éter e do álcool na mesma molécula.

O butil glicol é um solvente que possui um odor adocicado; é o químico responsável pelo cheiro doce dos limpadores de vidro como o Windex. Fabricantes de produtos químicos para uso doméstico usam butil glicol como ingrediente em tintas, manchas, vernizes e revestimentos de superfície, bem como em tintas e produtos de limpeza. A exposição excessiva é perigosa para os seres humanos; o butil glicol que entrou na corrente sanguínea em quantidades suficientes causará o colapso dos glóbulos vermelhos.

Pin
Send
Share
Send