Como funcionam os aquecedores de água a gás?

Pin
Send
Share
Send

Em um aquecedor de água a gás, dois sistemas diferentes trabalham para fornecer sua água quente. O sistema de gás, que se conecta a um tanque de propano ou a uma empresa de serviços públicos, fornece energia para aquecimento. O sistema de encanamento, que inclui um mecanismo de segurança para evitar explosões, circula água fria no tanque e água quente.

Crédito: Grassetto / iStock / GettyImagesComo funcionam os aquecedores de água a gás?

Componentes de um aquecedor de água a gás em estilo de tanque

o tanque é o componente mais visível de um aquecedor de água. Possui revestimento interno à prova de corrosão, além de uma haste de ânodo para maior proteção contra corrosão. O tanque está situado em um suporte e, no país do terremoto, deve ser amarrado à parede.

Os componentes do sistema de gás incluem o queimador, situado embaixo do tanque, um válvula de gás eletrônica e um termostato. Os aquecedores de água a gás modernos geralmente têm um dispositivo de ignição eletrônico acender o gás, enquanto os modelos mais antigos têm tubo piloto com uma luz piloto que está sempre acesa. Os modelos com tubo piloto também têm um par termoelétrico, que é um dispositivo de segurança que desliga o gás se o piloto sair.

Os componentes do encanamento incluem o portas de entrada fria e saída quente, localizado na parte superior do tanque. Cada porta possui um válvula de corte, e onde os tubos de cobre ou latão se juntam aos de aço galvanizado, união dielétrica faz a conexão. UMA porta de drenagem no fundo do tanque e um válvula de alívio de temperatura e pressão complete a imagem.

O ciclo de aquecimento

O termostato, localizado dentro do tanque, monitora a temperatura da água e, quando a temperatura cai abaixo do valor predefinido, sinaliza calor. Se o modelo tiver um dispositivo de ignição, ele recebe o sinal e começa a gerar faíscas enquanto a válvula de gás, que também recebe o sinal, é aberta. Se o modelo tiver um piloto em pé, a válvula de gás recebe o sinal, ele se abre e o piloto o acende.

Quando o gás acende, o aquecedor de água funciona como uma panela em um fogão até que a temperatura atinja o valor limite e o gás seja desligado. Você pode ajustar as temperaturas de entrada e saída ajustando o dial no controle de gás. A maioria dos modelos possui três valores predefinidos, A, B e C. Você pode economizar energia usando o menor, que é A.

Como a combustão de gás produz fumaça perigosa, um aquecedor de água a gás precisa de um sistema de ventilação. A ventilação coleta gases de combustão crescentes e os direciona para fora do edifício com segurança. A circulação adequada através desta ventilação é fundamental para uma combustão e aquecimento eficientes.

O termopar mantém o piloto aceso

Um aquecedor de água com um piloto em pé precisa de um termopar. O termopar funciona porque dois metais diferentes geram uma pequena tensão entre eles quando aquecidos, um fenômeno conhecido como efeito Seebeck. Ele é posicionado na chama do piloto e envia um sinal para a válvula de gás para mantê-la aberta sempre que o piloto estiver aceso. Ele desliga o gás quando o piloto sai.

Um aquecedor sem tanque ou gêiser de gás depende do fluxo de água

Um aquecedor sem tanque, conhecido como gêiser em algumas partes do mundo, aquece apenas quando você liga a água. Faz isso com um sensor que monitora o fluxo de água. Para manter um gêiser de gás funcionando, é importante manter os tubos limpos, para que a água flua a pressão total através das bobinas internas de troca de calor. O gás não liga se a taxa de fluxo estiver abaixo do valor de corte do sensor.

Você pode aumentar a temperatura da água de duas maneiras: aumente o gás para que a chama queime mais quente ou diminua a vazão para que a água gaste mais tempo no trocador de calor. Não abaixe muito a vazão, ou o gás não liga.

Pin
Send
Share
Send