O que acontece quando você coloca corante alimentar na água de uma planta?

Pin
Send
Share
Send

O que acontece quando você coloca corante na água de uma planta depende de que tipo de planta você está falando. Se você colocar corante na água segurando rosas vermelhas, por exemplo, o único resultado será água com cor vermelha. O corante alimentar, que não é tóxico porque se destina ao consumo humano, não prejudicará ou beneficiará as flores, nem afetará uma cor forte como o vermelho. Mas se você fizer o mesmo com flores brancas, terá uma resposta diferente e uma ótima lição de ciência.

Os corantes alimentares apareceriam particularmente bem nesses cravos brancos.

Transpiração em Plantas

As plantas precisam de água para sobreviver. Eles absorvem a água pelas raízes e folhas ou, se você estiver trabalhando com flores cortadas, pelos caules. A água viaja pela planta até as folhas e flores, onde grande parte se transforma em vapor d'água e evapora na atmosfera através de um processo chamado transpiração. Em circunstâncias normais, você não pode ver esse processo a olho nu. A transpiração faz parte do ciclo da água. O vapor d'água retorna à atmosfera onde forma nuvens e chuva que caem de volta à terra.

Corante Alimentar para Flores

Colocar corante alimentar na água segurando flores cortadas não causa transpiração - ele simplesmente permite ver a parte do processo em que a água viaja pela planta. À medida que a planta aspira a água, o corante alimentar dissolvido na água continua.

Como observar a transpiração

Coloque duas ou três flores brancas cortadas (cravos e respiração do bebê funcionam melhor) em um vaso de água. Adicione 10 a 20 gotas de corante azul, vermelho ou verde (pode ser difícil ver o amarelo). Deixe as flores na água por 24 horas. Provavelmente, você não verá o corante alimentar, pois a água sobe pelos caules e folhas, pois são verde-escuros e o corante alimentar fica obscurecido. Quando a água chegar às flores brancas, no entanto, você verá a cor impregnar a flor, criando uma flor rosa, azul claro ou verde claro. À medida que a água continua a se mover pela flor, o corante pode ficar concentrado nas bordas, criando um efeito semelhante a uma franja.

Os floristas usam corantes alimentares

Os floristas usam corantes alimentares dessa maneira para criar variações incomuns em flores cortadas, como flores multicoloridas, pétalas com bordas ou pontas coloridas e outros efeitos. Você pode criar seus próprios buquês exclusivos experimentando a técnica. Por exemplo, você pode colocar flores brancas em água com corante vermelho e movê-las para regar com corante azul para criar uma exibição patriótica para 4 de julho ou Memorial Day. Quando as flores tiverem a cor que você deseja, mostre-as em um vaso de água limpa. Você também pode misturar corantes alimentares. Misture vermelho e azul para criar flores lilás ou vermelho e amarelo para fazer laranja.

Pin
Send
Share
Send