Como criar pontos focais com arte e têxteis

Pin
Send
Share
Send

crédito: Sight Unseen

Cada quarto precisa de um ponto focal. É um dos princípios mais básicos do design de interiores. Um ponto focal o atrai para a sala e dá aos seus olhos um lugar imediato para pousar. E como o ponto focal é o primeiro elemento de design que alguém notará quando entrar no seu espaço, ele precisa se destacar, mostrar seu estilo sensacional e aprimorar seu design geral. Alguns espaços vêm com pontos focais embutidos, como uma grande janela ou uma parede de tijolos. Mas se tudo o que você tem são paredes nuas e muito espaço em branco, não se desespere. Existem várias maneiras legais de criar um ponto focal em qualquer ambiente.

Aqui estão 10 regras para criar um ponto focal destacado em qualquer espaço usando arte e têxteis:

Regra # 1: Você só precisa de um ponto focal.

crédito: Duealberi

O objetivo do ponto focal é dar aos seus olhos um "ponto de aterrissagem" dentro da sala. Portanto, deve ser um elemento de design que chama e mantém imediatamente sua atenção. O fato de ter elementos concorrentes que atraem seu foco em várias direções anula o objetivo e serve apenas para fazer com que seu espaço pareça desleixado e caótico;

Regra nº 2: mantenha o restante do espaço relativamente simples.

crédito: Inspiration Abstracts

Para ajudar seu ponto focal a ser mais eficaz, evite ter um espaço excessivamente decorado para que sua obra de arte possa realmente brilhar e ocupar o centro do palco no esquema geral de design da sala. Afinal, seu objetivo é se destacar, então deixe-o fazer seu trabalho.

Regra nº 3: use contraste para sua vantagem.

crédito: One Kings Lane

Uma das maneiras mais simples de criar um ponto focal atraente é utilizando o contraste. Quando uma obra de arte colorida é pendurada em uma sala neutra, você não pode deixar de notar sua vibração primeiro - tornando-a a escolha ideal para um ponto focal. Da mesma forma, você pode contrastar tons claros e escuros da mesma maneira para criar um ponto focal. Uma obra de arte ousada e preta em uma parede branca realmente aparece.

Regra # 4: Jogue os pontos fortes do seu quarto.

crédito: Emily Johnston

Nem todo quarto é construído com peculiaridades únicas ou detalhes arquitetônicos. Mas para aqueles que são, reproduza-os chamando ainda mais atenção para esses elementos, adicionando uma obra de arte impressionante à mistura. Esta é uma maneira rápida e fácil de aumentar o impacto do ponto focal existente no seu quarto.

Regra nº 5: preencha o espaço.

crédito: Original Modern Art Etsy Shop

Você conhece a frase "Seja grande ou vá para casa"? Adote uma abordagem semelhante ao escolher arte ou têxtil para o seu ponto focal. Certifique-se de preencher adequadamente o espaço da parede, de modo a causar o impacto máximo necessário para suportar o peso do restante do design da sala.

Regra 6: adicione profundidade através das camadas.

crédito: ABD Studio

Enquanto uma estante cheia de romances, bugigangas e fotos pode ser um ponto focal por si só, leve-a ao próximo nível colocando uma obra de arte destacada sobre ela. Pendure o resumo emoldurado escolhido - quanto maior, melhor aqui para ajudá-lo a se destacar entre o pano de fundo já ocupado - diretamente na moldura da estante usando ganchos de comando removíveis, para evitar fazer furos em seus móveis ou na unidade embutida. Você também pode colocar em camadas uma variedade de arte emoldurada ao longo de uma borda da imagem para criar um efeito semelhante.

Regra 7: mostre uma coleção.

crédito: Jeroen van der Spek

Você não precisa criar um ponto focal usando apenas uma obra de arte em larga escala. Você pode criar um belo ponto focal usando uma coleção de fotos, impressões ou tecidos coesos. A chave para fazer essa colagem de fotos funcionar é criar uma sensação de unidade e transformar os elementos menores e separados em uma declaração ampla. Para conseguir isso, atenha-se ao mesmo tipo de quadro, às imagens do mesmo tamanho ou a uma paleta de cores, tema ou estilo específico para obter o máximo efeito.

Regra 8: Seja astuto em seu arranjo.

crédito: Coliena Rentmeester

Ao usar uma série de peças para criar um ponto focal, o arranjo é fundamental. Padrões semelhantes a grades funcionam bem para criar uma parede de galeria claramente definida, mas você também pode tentar outros arranjos. Por exemplo, um arranjo orgânico de impressões neutras torna essa escada pop.

Regra 9: Não se sinta obrigado pelas expectativas.

crédito: Urban Outfitters

Não tenha medo de pensar fora da caixa quando se trata do ponto focal do seu quarto. Às vezes, quanto mais inesperado ou único o local (como o teto!), Melhor. Afinal, um ponto focal é a criação de interesse em seu espaço - portanto, quase tudo vale a pena. Por exemplo, essa "tapeçaria" pendurada é realmente um tapete.

Regra 10: brinque com textura.

crédito: Urban Outfitters

Quando bem feitos, os elementos tridimensionais de textura podem causar um impacto ainda maior como ponto focal do que uma linda peça de arte em parede 2D. Considere opções como tapeçarias de tecido ou peças de ferro decorativo para elevar o seu ponto focal ao próximo nível.

Pin
Send
Share
Send