Como podar azáleas

Pin
Send
Share
Send

Com a poda correta, os arbustos de azálea (Rhododendron spp.) Lançam flores impressionantes a cada primavera. Esse arbusto sempre verde, que cresce o ano todo nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 4 a 9, pode ser podado na primavera, verão ou inverno, mas como os botões do próximo ano se formam logo após o gasto das flores deste ano, a poda na primavera garante que você não vai cortar os botões do próximo ano. Como você poda as azáleas, depende do que você deseja realizar.

Ferramentas certas

A poda adequada começa com as ferramentas certas e garante que elas estejam em boas condições. A maioria das podas feitas em arbustos de azálea pode ser manuseada com podadoras afiadas para galhos pequenos, mas para galhos com mais de 1,2 cm de circunferência use loppers de cabo longo. Você será capaz de obter uma melhor aderência, permitindo fazer cortes retos e limpos. Para evitar espalhar doenças com suas ferramentas de poda, mergulhe-as em álcool desnaturado, disponível em lojas de artigos para casa, por pelo menos 10 minutos antes de começar a podar. E se o arbusto em que você está trabalhando mostrar sinais de doença, pulverize as podadoras com um desinfetante doméstico após cada corte para evitar a propagação da doença.

Poda leve

Uma azálea situada adequadamente se encaixa no espaço em que está crescendo e precisa apenas de poda leve para moldá-la, aumentar a plenitude ou promover mais flores. Você pode realizar podas leves no meio do verão com podadoras de mãos, depois que o novo crescimento não é mais suave e quebra quando você o dobra. Podar novo crescimento quase de volta para onde você deseja novos brotos. Novos galhos e brotos se formarão logo abaixo do local podado, resultando em um arbusto mais cheio com mais flores no próximo ano. Isso pode levar várias podas ao longo de várias semanas para obter o resultado desejado, porque nem todo novo crescimento estará pronto ao mesmo tempo.

Diluindo para a luz

Os galhos de azálea que estão próximos ao interior do arbusto tendem a ficar sombreados e não recebem luz suficiente. Isso leva a ramificação morrer. Você pode corrigir esse problema afinando alguns dos ramos externos. Comece podando galhos mortos de volta à junção entre o galho morto e o próximo galho vivo, ou de volta ao tronco principal. Você pode testar se um galho vive raspando a casca com a miniatura. Se está verde por baixo, está vivo. Depois de remover todos os galhos mortos, poda os galhos restantes na forma desejada, geralmente com os galhos centrais superiores alguns centímetros mais longos que os galhos laterais. O desbaste é melhor realizado na primavera imediatamente após as flores desabrocharem e começarem a morrer. O desbaste pode ser feito com loppers ou podadores manuais.

Poda Maior

Quando uma azálea se torna alta e esfarrapada, ou está apenas coberta de vegetação, é hora de cortá-la e recomeçar. Antes que o arbusto produza um novo crescimento na primavera, use um par de loppers para podar a planta inteira de volta a um pé do solo. Durante o verão, o arbusto regredirá a folhagem e formará o broto do ano que vem, então mantenha o solo úmido, mas não encharcado, por cerca de um mês. Na primavera, pouco antes de os botões começarem a se romper, remova ventosas da base, deixando as hastes mais vigorosas para o crescimento dos arbustos. Uma azálea devidamente podada terá dois ou três ramos principais crescendo na base.

Pin
Send
Share
Send