Como saber se sua planta de tomate é determinada ou indeterminada

Pin
Send
Share
Send

Tomates vêm em variedades com diferentes hábitos de cultivo. Os frutos podem ser cultivados em plantas de maneira determinada, indeterminada e até semi-determinada. A maneira de crescer determinará se e como você estará podando as plantas. A poda do tomate não é necessária, mas pode aumentar marginalmente o tamanho da fruta e facilitar o manejo das plantas. A poda geralmente significa a remoção de ventosas e, ocasionalmente, a pressão para aumentar o crescimento compacto e a força da haste. A diferença entre determinado e indeterminado, em última análise, se resume ao comprimento da colheita e ao tempo da colheita. Determina a produção de frutas primeiro, geralmente em um período de duas a três semanas, enquanto as variedades indeterminadas produzem frutas por um período mais longo, mas próximo ao final do verão.

As plantas longas e com pernas que precisam de estaca são geralmente indeterminadas.

Passo 1

Observe a formação de ramificação em suas plantas. Se os galhos são longos com folhagem esparsa, provavelmente são indeterminados. Uma planta compacta e espessa é determinada porque forma flores na extremidade terminal do ramo, o que sinaliza o caule para parar de crescer. Você precisará piquetar uma planta indeterminada ou ela cairá quando der frutos. Plantas determinadas raramente requerem aplicação de estacas.

Passo 2

Verifique se há ventosas na base do seu tomateiro e na virilha de um caule com folhas. São pequenos crescimentos que aumentam a densidade na copa do tomateiro, mas não florescem e frutificam. Eles precisam ser podados e só acontecem em plantas indeterminadas. Se for deixada crescer, a planta poderá ter problemas de mofo devido à falta de circulação de ar, problemas com o amadurecimento das frutas porque a luz do sol não está penetrando e os ventosas extraem energia que seria melhor usada na fruta.

Etapa 3

Considere a altura da planta. Variedades determinadas geralmente têm apenas 2 a 3 pés de altura. As plantas indeterminadas podem ter 6 pés de altura e ter numerosos ramos longos. As plantas determinadas também são chamadas de compactas e geralmente têm frutos menores que as variedades indeterminadas. Algumas das variedades mais recentes de tomate são determinadas, enquanto as mais antigas e muitas relíquias são indeterminadas.

Passo 4

Conte quantas flores existem em vários estágios e quantas estão simplesmente maduras e prontas para dar frutos. As plantas determinadas florescerão quase todas de uma vez e darão frutos que serão a única colheita na planta e amadurecerão quase ao mesmo tempo. Então a planta amarelece e termina. A planta indeterminada terá brotos, flores e flores que foram polinizadas de uma só vez e o ciclo continuará durante toda a temporada.

Etapa 5

Verifique a etiqueta da planta para sua variedade. Alguns dos tipos indeterminados comuns cultivados na horta são: Brandywine, Early Girl e Mr. Stripey. Alguns determinantes que provaram se dar bem na horta doméstica são: Celebridade, Batata Frita e Primavera de Oregon.

Pin
Send
Share
Send