Dicas para usar uma serra elétrica

Pin
Send
Share
Send

Uma motosserra é um dos implementos mais perigosos que você pode possuir sem uma licença, e sua capacidade de causar estragos está bem documentada em filmes de terror ou em contos de funcionários da sala de emergência. As motosserras também estão entre as ferramentas mais úteis disponíveis no mercado, e quando o trabalho exige uma, nada mais serve. Nenhuma outra ferramenta pode cortar um tronco de árvore de 12 polegadas em um único golpe. Se você tivesse uma serra circular capaz de fazê-lo, seria muito mais perigoso do que uma serra elétrica e poderia esquecer de usá-la para qualquer outro trabalho.

Uma motosserra parece perigosa - e é -, mas também é útil para determinadas tarefas de corte.

As dicas mais importantes para o uso de uma ferramenta tão perigosa como uma serra elétrica têm a ver com o uso seguro. Além desses, todos os usuários podem se beneficiar de algumas dicas sobre uso e manutenção. As motosserras de tipo empreiteiro são movidas a gasolina com motores frequentemente exigentes; portanto, se você tiver experiência limitada no uso de um, precisará conhecer algumas coisas para garantir que ele inicie e permaneça em funcionamento quando necessário.

Muitas pessoas usam motosserras na floresta e, quando um acidente ocorre por aí, pode acontecer rapidamente, então talvez a dica de segurança mais importante seja evite trabalhar sozinho. Sempre usar equipamento de proteção, incluindo calças, um capacete com um painel frontal e luvas. Use equipamento de cores brilhantes, então você é fácil de identificar, e evite roupas largas.

Como funcionam as motosserras

Uma serra elétrica não tem uma lâmina. O corte é feito por uma corrente conectada por uma engrenagem ao motor e percorrendo uma barra plana e destacável. Os dentes da corrente realizam o corte real e precisam ser afiados regularmente para manter a serra em boas condições de funcionamento. Os motores de motosserra tradicionalmente são movidos a gás, mas você pode comprar motores elétricos destinados principalmente a trabalhos domésticos, como poda. Recentemente, até modelos movidos a bateria chegaram às prateleiras das lojas.

Para manter uma motosserra em boas condições de funcionamento, é necessário manter o motor, o que é mais desafiador para os modelos movidos a gás do que os elétricos. Você também precisa lubrificar a corrente, e toda serra possui uma porta para lubrificante da corrente. Isso é um acréscimo ao óleo do motor, que normalmente é adicionado ao gás. Um dos dispositivos de segurança mais importantes em uma motosserra é o freio da corrente, que geralmente é posicionado na frente da manopla dianteira. Ele deve estar engatado, ou seja, empurrado para o final da barra, sempre que você ligar o motor. k

Dica # 1: Evite a zona de recuo

A zona de propina fica na ponta da frente da barra, perto do topo.

Você pode cortar com a parte inferior da corrente pressionando a madeira e pode cortar usando a parte superior da corrente puxando-a com a corrente e a barra posicionadas abaixo do branh ou do tronco. Há um ponto que não deve entrar em contato com o trabalho, porém, e é a pequena seção da corrente na ponta da barra em direção ao topo. Esta é a zona de propina.

O movimento da corrente nesse ponto específico pressiona toda a serra quando a corrente entra em contato com alguma coisa, e a serra pode se soltar repentinamente e com força. Você pode ser cortado ou, se estiver trabalhando em terreno instável, poderá perder o equilíbrio. Evite qualquer resultado, certificando-se de que a ponta da serra ultrapasse a borda mais distante da madeira que você está cortando.

Dica # 2: Mantenha seu trabalho abaixo da altura dos ombros

Faça um esforço para se posicionar acima da madeira que você está cortando.Foto: Johner Images / Johner Images Royalty-Free / GettyImages

Uma serra elétrica é bastante pesada e é fácil perder o controle quando você está tentando cortar algo na cabeça. Propinas também são comuns nessa situação. Pode levar um pouco de esforço extra, mas certifique-se de posicionar seu corpo para que a madeira que você está cortando fique pelo menos abaixo dos ombros. Como bônus, você achará o corte mais confortável e não se cansará com tanta facilidade. Se você precisar cortar algo na cabeça, faça-o com um tipo diferente de serra.

Dica # 3: Use a serra certa para o trabalho

Quando você está cortando grandes árvores, precisa de uma grande serra.

As motosserras vêm com uma variedade de comprimentos de barra, de menos de 20 polegadas a mais de 48 polegadas. Ao derrubar árvores ou desbastar toros para obter lenha, você precisa de uma barra longa o suficiente para passar pelo trabalho, e as serras com barras mais longas precisam de motores mais potentes, para que sejam mais pesadas. Você não precisa de uma serra longa, poderosa e pesada para podar; portanto, não desperdice sua energia usando uma serra grande quando uma serra menor e mais leve fizer o trabalho.

Dica # 4: Segure e carregue a serra corretamente

crédito: inagorny / iStock / GettyImages Tire o dedo do gatilho sempre que se deslocar de um lugar para outro.

Escusado será dizer que você precisa segurar uma serra elétrica com as duas mãos ao trabalhar. Uma mão está no gatilho enquanto a outra está segurando a alça frontal com uma alça envolvente, o que significa que o polegar está completamente enrolado na alça.

Você não precisa parar a serra sempre que precisar se mudar para outra área, mas definitivamente deve tirar a mão do gatilho. Segure a serra pela alça frontal e suspenda-a para que a barra fique paralela ao chão. O motor pode continuar em marcha lenta, mas a lâmina ficará imóvel.

Dica 5: adote uma postura de corte confortável

Plante os pés com firmeza e mantenha a serra inclinada levemente para cima.

Você economizará energia deixando a serra fazer a maior parte do trabalho, mas, mesmo assim, ainda precisará aplicar alguma pressão para cima ou para baixo, ou estará lá o dia todo. A postura mais confortável é aquela com os dois pés firmemente plantados no chão e as pernas ligeiramente abertas.

Mantenha a serra inclinada levemente para cima para evitar tocar a terra ou "beijar o chão", com a frente da corrente, que embota a corrente e pode causar recuo. Como seguro adicional contra propina, mantenha a serra para um lado - não diretamente à sua frente.

Dica # 6: proteja seus ouvidos

Se você costuma usar uma serra elétrica, proteja seus ouvidos com protetores de ouvido ou protetores de ouvido.

As pessoas que trabalham muito com motosserras sempre usam protetores de ouvido ou protetores de ouvido. Isso não é tão importante para um proprietário que poda alguns galhos de árvores, mas ainda é uma boa idéia, especialmente se sempre usar outras ferramentas elétricas regularmente. O dano nos ouvidos devido ao ruído de alto decibel é progressivo e você pode não perceber até que seja tarde demais. Não arrisque.

Dica # 7: Coloque o estabilizador na caixa de combustível sempre

O estabilizador de combustível controla a umidade e protege o carburador.

Um dos motivos mais comuns para uma ida à oficina é o combustível antigo. Ele recolhe o carburador e o engasga, e a motosserra não liga. O estabilizador de combustível mantém o combustível saudável, impedindo que o combustível absorva a umidade. É comum esquecer de adicioná-lo depois que você já derramou combustível no tanque de gasolina da motosserra, faça isso quando estiver misturando o combustível com o óleo na lata de combustível.

Mesmo com o estabilizador, o combustível tende a degradar-se com o tempo, portanto, o máximo que você deve deixar na serra é de cerca de 4 semanas. Esvazie todo o combustível se você espera que a serra permaneça ociosa por um período mais longo, especialmente em clima frio ou úmido.

Dica 8: Encha o lubrificante a gás e em barra antes de cada uso

Você precisa adicionar gás ou a serra não funciona, mas é igualmente importante manter o lubrificante da corrente abastecido. Se você esquecer, e a serra acabar, o calor do atrito danificará a corrente e possivelmente o motor.

Dica 9: Pare frequentemente e verifique a corrente

Uma corrente afiada significa um corte mais rápido com menos esforço.

As correntes da serra elétrica diminuem bastante rapidamente, e uma corrente maçante custará tempo e esforço extra. Quando a corrente é afiada, os resíduos do corte serão pedaços bastante grandes de serragem, mas gradualmente se transformam em um pó fino à medida que a lâmina fica mais fraca, e é aí que você sabe que a corrente precisa ser afiada.

É especialmente importante verificar a corrente depois de beijar o chão. Não se esqueça de também verificar a tensão da corrente e ajustá-la, se necessário. Na tensão adequada, você poderá apenas deslizar um centavo entre a corrente e a barra.

Dica # 10: Preste atenção ao seu entorno

A motosserra é um trabalho inerentemente perigoso.

Ao usar uma serra elétrica fora de casa ou na floresta, fique atento aos perigos que podem causar escorregões ou algo mais sério. Algumas coisas a serem observadas são linhas de serviços públicos, ramos ou objetos que podem cair sobre você. Se você estiver derrubando uma árvore, verifique uma rota de fuga e observe as condições, como ventos fortes, que podem fazer com que a árvore caia em uma direção inesperada.

Dica 11: preste atenção ao que você está cortando

Crédito: ioanna_alexa / iStock / GettyImagesAs motosserras podem prender em madeira rústica.

Quando você precisa de uma serra elétrica, geralmente é porque está cortando madeira viva ou madeira que ainda não secou. Observe se a madeira vem de uma parte da árvore com um grão irregular que pode prender a serra. Ao cortar galhos grandes, prepare-se para o momento em que o galho se rompe na linha de corte para poder puxar a serra e impedir que ela se prenda. Ao trabalhar em jardins ou em fazendas, fique atento a objetos de metal, como cercas, estacas ou aparelhos, para não bater neles com a serra.

Dica 12: cubra a corrente ao guardar a serra

A capa protege você da corrente e da corrente dos elementos.

A corrente pode enferrujar se deixada exposta aos elementos; portanto, toda serra elétrica vem com uma tampa de corrente. Use-o sempre que guardar a serra. Esse também é um problema de segurança - ele protege todos de entrar em contato com a corrente e possivelmente serem cortados.

Se você perdeu a tampa que acompanha a sua serra elétrica, pode usar uma de outro fabricante, desde que seja projetada para a mesma barra de tamanho. Você também pode improvisar uma capa com um pouco de isolamento de espuma de borracha e um barbante. Enrole o isolamento em torno de toda a barra, inserindo os dentes de corte na fenda do isolamento e amarre a corda em volta da lâmina para manter o isolamento no lugar.

Pin
Send
Share
Send