Como funcionam os refrigeradores portáteis?

Pin
Send
Share
Send

Os refrigeradores portáteis são dispositivos usados ​​para manter bebidas, alimentos e outros materiais sensíveis à temperatura em movimento. Eles podem variar em complexidade, desde baús de gelo simples a geladeiras termoelétricas e a compressor mais complexas. Todos os três tipos de geladeiras portáteis contam com isolamento. O refrigerador é um compartimento fechado com lados isolados que retardam o movimento do calor. Quando a geladeira está fechada, o calor flui muito lentamente. Isso permite que o refrigerador mantenha os alimentos frescos sem usar muita energia. No caso de baús de gelo, qualquer calor que vaze derrete lentamente o gelo. A geladeira permanece em temperatura de congelamento até que haja calor suficiente para derreter todo o gelo, um processo que pode levar horas ou até dias.

Caixas de gelo e geladeiras

Refrigeradores Portáteis com Compressor

Os refrigeradores portáteis mais eficientes usam o mesmo método de refrigeração usado nos refrigeradores e condicionadores de ar convencionais. Uma bomba chamada compressor bombeia um fluido chamado refrigerante para uma câmara de alta pressão chamada condensador, através de uma válvula estreita e para uma câmara de baixa pressão chamada evaporador em um circuito contínuo. O condensador está fora da geladeira. Quando o refrigerante é pressurizado dentro dele, ele aumenta de temperatura. Esse excesso de calor vaza do compressor para o ar. Quando o refrigerante flui para o evaporador de baixa pressão, acontece o contrário: o refrigerante diminui a temperatura. O evaporador está dentro da geladeira e o calor flui para dentro dela, resfriando a geladeira portátil. Durante esse ciclo, o calor é bombeado continuamente para fora da geladeira e para o ar externo, mantendo a comida agradável e fresca.

Refrigeradores termoelétricos

Os refrigeradores termoelétricos usam um fenômeno chamado Efeito Peltier para fornecer refrigeração. Quando uma corrente elétrica se move continuamente entre dois tipos diferentes de condutores, ela cria um diferencial de calor. Uma extremidade do resfriador Peltier fica quente e a outra extremidade fica fria. A extremidade fria é colocada dentro da geladeira, resfriando o conteúdo, enquanto a extremidade quente é colocada do lado de fora, irradiando calor inofensivamente para o ar. Como os resfriadores termoelétricos não têm unidade de bombeamento volumosa, eles são muito mais leves e compactos do que as unidades acionadas por compressor ... No lado inferior, elas exigem mais energia para funcionar.

Pin
Send
Share
Send