O que é o folheado de cinza?

Pin
Send
Share
Send

Os fabricantes de armários costumam modelar tampos de mesa, revestimentos de armários e outros elementos decorativos de madeira dos folheados, que são finas fatias de madeira raspadas dos troncos das árvores. Cinza -- Fraxinus americana - é uma madeira de lei que cresce no leste da América do Norte e produz um verniz utilitário que lembra o carvalho vermelho e é adequado para mesas, armários e outros utensílios domésticos. Cortar cinzas em um folheado é uma maneira de tirar o máximo proveito dos padrões de grãos altamente figurados que aparecem em alguns troncos.

Crédito: DHSphoto / iStock / Getty Images A cor loira das cinzas naturais traz luz a qualquer esquema de decoração.

Características da cinza

Embora existam muitas espécies de cinzas, a melhor madeira vem da freixo branco, que cresce a leste das Grandes Planícies, do Delta do Mississippi até o sul do Canadá. A árvore pode crescer até uma altura de 100 pés, e o tronco pode atingir um diâmetro de 5 pés. A madeira possui uma dureza Janka de 1.320 libras-pés, que é praticamente a mesma do carvalho branco. As cinzas não são muito resistentes à podridão e decomposição, mas são fortes e flexíveis, ambas boas características para um verniz. Ele também aceita manchas e termina bem e pode ser manchado para se parecer com o carvalho.

Por que folheado?

Uma razão importante para usar um folheado em vez de madeira maciça é que o folheado, uma vez colado a um substrato de aglomerado ou contraplacado, faz uma material de construção mais estável do que a própria madeira. Enquanto a madeira pode rachar e deformar em condições de temperatura e umidade variáveis, uma folha de compensado revestida com folheado raramente o faz. Os folheados podem exibir recursos de grãos especialmente interessantes, dependendo de qual parte do registro eles se originam e geralmente tornam os móveis mais decorativos e ornamentados. Além disso, como os folheados são flexíveis, os marceneiros podem usá-los para cobrir superfícies curvas.

Lixar móveis folheados a cinza

A cinza não é uma madeira de lei cara - seu preço se compara ao do carvalho branco - e é mais frequentemente usada como folheada em móveis de uso geral do que em móveis finos. Você pode lixar, manchar e finalizá-lo como cinzas sólidas, mas lembre-se de que o folheado de cinzas pode ter uma espessura inferior a 1/32 de polegada e tenha cuidado ao lixar. É melhor manter o lixamento manual, especialmente nas bordas dos móveis folheados a cinza, ou você pode usar o folheado e expor o substrato por baixo. Isso é especialmente importante para lembrar quando retirar o acabamento de uma peça de mobiliário favorita, em preparação para o acabamento.

Coloração, acabamento e cuidados gerais de facetas de cinza

O grão de louro aberto e cinza é atraente por si só, mas você pode manchá-lo da cor que desejar, geralmente com bons resultados; aceita manchas uniformemente e não mancha. Você pode finalizar com óleo, poliuretano ou laca, e o cuidado com o acabamento é direto. Limpe o pó com freqüência e, quando a lavagem se tornar necessária, use um limpador de pH neutro, como uma onça de detergente em um litro de água morna. Quando o acabamento fica opaco, geralmente você pode restaurar o brilho com uma leve camada de polimento de móveis, seguida de um polimento suave.

Pin
Send
Share
Send