Fatos sobre edifícios à prova de terremotos

Pin
Send
Share
Send

Terremotos destroem casas e prédios comerciais, tirando vidas e custando enormes quantias em reparos. O desenvolvimento da engenharia de terremotos espera contrariar isso. Como o custo de tornar todas as estruturas resistentes a terremotos seria muito alto, o governo avalia o potencial de terremotos em diferentes regiões. Os arquitetos projetam edifícios para lidar com efeitos sísmicos, mantendo um nível de dano aceitável.

Terremoto atingiu prédio

Peso altura

Quanto mais leve o edifício, especialmente em direção ao topo, mais resistente ele é contra os efeitos sísmicos. As estruturas protegidas contra terremotos têm telhados leves e pisos, paredes e divisórias mais leves nos níveis superiores. Restrições em algumas áreas limitam a altura que um edifício pode atingir, devido a mortes causadas por detritos em queda no passado.

Isolamento da Base

Os edifícios à prova de terremotos usam isolamento de base para separar a estrutura das ondas sísmicas. Isso significa que a base é flexível, feita de um material como borracha e cercada por um fosso. A base muda com a onda, enquanto a estrutura principal permanece estável. O sistema de isolamento da base consiste em duas partes: as unidades de isolamento que separam a base da estrutura e os componentes de isolamento que conectam as unidades de isolamento e o restante do edifício.

Estruturas reforçadas

Alguns edifícios resistentes a terremotos usam reforços de aço, chamados alvenaria reforçada, embutidos nas juntas de argamassa da alvenaria ou inseridos em furos e preenchidos com concreto ou argamassa. Na Califórnia, essa prática é obrigatória desde o terremoto de 1933 em Long Beach. Um método de reforço alternativo é o concreto armado. Isso envolve a adição de barras de reforço de aço (vergalhões) ou fibras ao concreto, fortalecendo, portanto, um material quebradiço. Vigas, colunas, pisos e pontes usam esse método.

Prestress

A pré-protensão requer a criação deliberada de pontos de estresse irreversíveis em um edifício para ajudá-lo a suportar o estresse sísmico. O pré-esforço pode envolver pré-compressão (usando o próprio peso da estrutura), pré-tensionamento (usando tendões de alta resistência) ou pós-tensionamento (usando tendões ligados ou não unidos de alta resistência). Um tipo de concreto armado é o concreto protendido. Adicionado a vigas, pisos ou pontes, esse concreto suporta uma tensão maior que o concreto armado normal.

Pin
Send
Share
Send