O que fazer se a moto-serra funcionar, mas a corrente não ligar

Pin
Send
Share
Send

A corrente em uma serra elétrica é conectada ao motor por uma embreagem centrífuga, que é um dispositivo com mola que engata apenas quando o motor atinge uma velocidade específica. Como a embreagem de um automóvel de mudança padrão, uma embreagem de motosserra tem um revestimento de alta fricção e, quando o revestimento da embreagem da motosserra se desgasta, a embreagem desliza e a corrente não gira. A roda dentada da corrente, que faz parte da embreagem, também se desgasta. Geralmente, as duas peças são substituídas juntas.

Crédito: Mulecan / iStock / Getty Images Uma moto-serra perde energia quando a embreagem desliza.

Realize manutenção geral, ajuste o carburador

Para que a embreagem da motosserra se engate, o motor deve funcionar a uma velocidade mínima. Se não funcionar rápido o suficiente para engatar a embreagem, limpe o filtro de ar e o supressor de faíscas e substitua a vela de ignição; esses são procedimentos de manutenção que devem ser executados regularmente. O carburador também pode precisar de ajustes, especialmente se o motor parar ou funcionar lentamente. Os parafusos de ajuste geralmente estão próximos ao filtro de ar e é necessário usar uma chave de fenda para girá-los. Consulte o manual da motosserra e use um tacômetro ao fazer o ajuste do carburador.

Inspecione a roda dentada

Se você executou todas as tarefas de manutenção necessárias e tem certeza de que o motor funciona bem, mas a corrente ainda não gira, é hora de inspecionar a roda dentada. Esse procedimento requer a remoção da corrente; antes de executar essa tarefa, desative a serra removendo o fio da vela de ignição. Em seguida, remova a tampa da embreagem soltando as porcas que a prendem com uma chave de soquete; em algumas serras, essas porcas podem ser giradas manualmente. Quando a tampa estiver aberta, vista um par de luvas de proteção e puxe a corrente alguns centímetros enquanto observa a roda dentada. Se a roda dentada não girar, está desgastada. Se a roda dentada girar, a embreagem está gasta.

Remova o alojamento da embreagem

Para acessar a embreagem e a roda dentada, é necessário remover a corrente; use luvas para proteger suas mãos. Antes de desaparafusar a carcaça da embreagem, pare o motor de girar, caso contrário você não poderá soltar o parafuso da embreagem. Pare o motor de girar desaparafusando e removendo a vela de ignição e, em seguida, parafusando uma parada do pistão, que é um cilindro de metal que impede o movimento do pistão. Dependendo do modelo da sua serra, use uma chave de caixa ou uma chave de embreagem especial para desaparafusar a embreagem. A embreagem geralmente possui roscas reversas, o que significa que a embreagem deve ser girada no sentido horário para desaparafusar.

Substitua a embreagem e a roda dentada

Depois de remover o alojamento da embreagem, você terá acesso ao pinhão, que às vezes faz parte do alojamento da embreagem. Mesmo que a roda dentada esteja separada da carcaça da embreagem, é uma boa idéia substituir a roda dentada e a carcaça da embreagem, porque quando uma está gasta, a outra geralmente não fica muito atrás. Substitua também os sapatos da embreagem, que provavelmente também estão gastos. Se você não precisou remover os sapatos da embreagem para retirar a carcaça e a roda dentada, remova-os agora. É uma boa idéia obter uma cópia do manual da motosserra, para que você tenha um ponto de referência caso tenha dificuldade em remover os sapatos da embreagem ou remontar a embreagem e a roda dentada.

Pin
Send
Share
Send