Um cheiro vindo do meu aparelho de ar condicionado portátil

Pin
Send
Share
Send

Os aparelhos de ar condicionado portáteis são convenientes e, na maioria das vezes, sem problemas. Você pode facilmente esquecer que essas unidades requerem alguma limpeza e manutenção de tempos em tempos para funcionar com eficiência. Um ar condicionado sujo pode desenvolver odores desagradáveis ​​que podem levar à ineficiência e a possíveis problemas de saúde para você e sua família.

A manutenção de um ar condicionado portátil não termina quando você o retira do armazenamento a cada ano.

Os aparelhos de ar condicionado portáteis são de vários tipos, incluindo:

  • Unidades internas portáteis que ficam no chão e são ventiladas através de tubos montados em uma janela ou através de uma parede.
  • Unidades montadas na janela que ficam dentro de uma abertura da janela.
  • Unidades montadas na parede, que são basicamente as mesmas que as janelas, mas montadas em uma abertura na parede.
Um aparelho de ar condicionado portátil interno é ventilado através de uma mangueira montada em uma janela ou parede lateral.

Todos os cheiros que emanam de qualquer ar condicionado têm a mesma causa: mofo ou outros bolores; bactérias que crescem dentro das peças do condicionador de ar ou partículas simples de poeira agitadas no ar. Eliminar essas causas de odores é simplesmente uma questão de descobrir onde as substâncias ofensivas estão localizadas e limpá-las.

Note-se que os sistemas de ar condicionado permanentes têm as mesmas peças e estão sujeitos aos mesmos odores e com as mesmas causas. Com unidades permanentes em toda a casa, os odores também são eliminados ao encontrar e limpar as peças onde se acumulam fungos, bactérias ou poeira.

Muitos odores são causados ​​por bactérias e fungos

A maioria dos cheiros sujos em um condicionador de ar portátil é causada por crescimento bacteriano ou por mofo e bolor. Isso ocorre porque os condicionadores de ar desempenham sua função removendo a umidade do ar e, à medida que ela se condensa no interior do mecanismo, fornece um ambiente de crescimento perfeito para vários tipos de fungos e bactérias. Os vários componentes da unidade podem ficar sujos e úmidos, proporcionando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias ou fungos.

Os cheiros variam de um leve odor de mofo frequentemente relacionado ao oídio, a um cheiro de comida estragada ou estragada que indica crescimento de fungos ou bactérias. Sem a manutenção adequada dos filtros, bobinas e drenos, um ar condicionado portátil pode ficar saturado de mofo, mas na maioria dos casos é facilmente limpo. A limpeza ou substituição mensal dessas peças evita o retorno do odor.

A chave para eliminar odores é descobrir onde estão localizadas as infestações por bactérias ou fungos. Existem três alvos principais: o filtro, a linha de drenagem e a bobina do evaporador.

Filtro

O filtro do seu ar condicionado foi projetado para reter poeira e outras pequenas partículas e impedir que esses contaminantes entrem em outras partes, como as bobinas e a linha de drenagem. Quando muitos desses detritos se acumulam, um odor desagradável pode se desenvolver. Às vezes, isso ocorre devido à retenção de detritos e à proliferação de fungos ou bactérias, e às vezes é porque a própria poeira começa a circular no ar. Os filtros sujos também bloqueiam o fluxo de ar e reduzem a eficiência do seu ar condicionado.

Os filtros são facilmente limpos ou substituídos, dependendo do modelo do ar condicionado. Se você tiver um filtro reutilizável, remova a tampa frontal da unidade e retire o filtro. Limpe cuidadosamente o filtro com detergente doméstico ou com vinagre e água para eliminar qualquer mofo e bolor e limpar a poeira e a sujeira. Enxágüe bem e deixe o filtro secar completamente antes de colocá-lo novamente no lugar.

Limpe ou substitua o filtro do ar condicionado uma vez por mês para evitar que os odores retornem. Se você usa o ar condicionado diariamente ou tem animais de estimação, pode ser necessário limpá-lo com mais frequência.

Linha de drenagem

Filtros sujos também podem resultar em formação de fungos e bactérias no dreno do ar condicionado, o que pode resultar em odores provenientes do aparelho. Para remediar isso, remova a linha de drenagem - que geralmente é um tubo de plástico na lateral da unidade voltada para fora - e lave com uma mistura de três partes de água para uma parte de alvejante. Isso matará mofo ou bactérias que crescem no interior e também limpará os detritos que possam estar obstruindo a linha de drenagem. Deixe a linha de drenagem secar antes de recolocá-la. Se o seu ar condicionado também tiver uma bandeja coletora, este deve ser retirado e limpo todos os meses.

Crédito: Wiki CommonsComponentes de um ar condicionado de janela.

Bobina do evaporador

Mofo ou bactérias que crescem na bobina do evaporador também podem resultar em um ar-condicionado com cheiro ruim. As bobinas do evaporador geralmente podem ser acessadas removendo a parte superior da unidade ou, algumas vezes, removendo toda a caixa externa. As lojas de peças para aparelhos vendem sprays que matam fungos e bactérias e impedem o desenvolvimento de odores. Antes de pulverizar as bobinas, acenda uma lanterna por dentro e procure por detritos, que também podem causar mofo e bolor. Remova qualquer coisa grande o suficiente para separar, como folhas, e limpe toda a área com um pano úmido. Se houver mofo ou bolor, use um detergente doméstico suave para limpá-lo e enxaguar com água. Deixe o ar condicionado secar completamente antes de recolocar a parte superior e ligá-la.

Pin
Send
Share
Send