Como distinguir tubos dúcteis de tubos de ferro fundido

Pin
Send
Share
Send

O tubo de ferro dúctil é mais leve, mais forte e mais durável que o ferro fundido. A diferença entre ferro fundido e ferro dúctil é a forma de grafite. No ferro dúctil, a forma de grafite é esferoidal ou nodular; em ferro fundido, está em forma de flocos. A forma esferoidal ou nodular de grafite encontrada no ferro dúctil é realizada pela adição de um inoculante, geralmente magnésio, ao ferro fundido durante o processo de fabricação. O ferro dúctil pode ser identificado em laboratório, usando um espectrógrafo para examinar sua composição exata ou um teste de tração.

Pode ser difícil dizer a diferença entre ferro e tubos dúcteis.

Passo 1

Examine o tubo. Veja como está desgastado. O tubo dúctil foi criado pela primeira vez nos anos 50. Foi vendido comercialmente pela primeira vez na década de 1960, com a maioria das instalações sendo feitas na década de 1970 ou mais tarde. Se o tubo for mais antigo do que isso, será de ferro fundido. Os tubos de ferro fundido existem há muito mais tempo do que os tubos dúcteis, que eventualmente os substituíram. Os tubos de ferro fundido, em uma configuração semelhante aos tubos dúcteis, têm sido usados ​​ativamente na América do Norte há pelo menos cento e cinquenta anos. Outra indicação sobre se uma seção do tubo é dúctil ou fundida é a sua suavidade. O ferro fundido é geralmente mais suave que o dúctil. A maioria dos dúcteis é produzida com um padrão notável de "peen", como se alguém estivesse batendo nele com um martelo.

Passo 2

Procure marcas na face do flange da campainha. A maioria dos tubos dúcteis tem as letras "D I" ou a palavra "dúctil" lançadas diretamente na face do flange do sino. Nenhum tubo de ferro fundido possui essas marcações.

Etapa 3

Procure marcas na parte externa do tubo. Tanto o ferro fundido quanto o tubo dúctil são pintados com uma ou mais marcações de classe na fábrica quando são produzidos. O ferro fundido tem um número de classe nos anos 20. Os números de classe dúctil passaram por várias revisões. Quando os tubos dúcteis foram introduzidos pela primeira vez, eles receberam marcações de identificação de classe entre "2" e "6". Mais tarde, na década de 1970, uma classe de espessura foi introduzida. Os tubos dúcteis produzidos no momento exibiam marcações entre "50" e "56". Mais tarde, na década de 1990, os tubos começaram a ser marcados para indicar quantos quilos de pressão por polegada quadrada eles poderiam suportar. A maioria dos tubos de ferro dúctil é criada para suportar 150 psi a 350 psi, dependendo da espessura do tubo.

Passo 4

Faça uma identificação de laboratório usando um espectrógrafo para examinar a composição exata ou usando um teste de tração. O ferro fundido tem uma força máxima de 20.000 psi. A resistência à tração final do ferro dúctil é superior a 60.000 psi, a resistência ao escoamento é de 42.000 psi. Durante o teste, o ferro dúctil alongará cerca de 10% antes da quebra. Essa sequência de resultados do teste é frequentemente escrita como 60 - 42 - 10.

Pin
Send
Share
Send