Como funciona um termopar com aquecedor de água a gás?

Pin
Send
Share
Send

Se você tiver um aquecedor de água a gás ou um forno a gás, deverá estar preparado para um mau funcionamento do termopar, pois os termopares se desgastam. "Mas espere", você diz, "o que é um termopar?" É uma pequena sonda termoelétrica que sinaliza para a válvula de gás permanecer aberta sempre que o piloto estiver aceso. Se o aquecedor de água ou o termopar do forno falhar, você ainda poderá acender o piloto, mas ele não permanecerá aceso e o aparelho a gás não funcionará. Você não pode reparar um termopar desgastado, mas pode substituí-lo, e o procedimento é realmente bastante fácil. Como acontece com qualquer reparo de gás, é importante trabalhar com segurança, e isso significa desligar o gás antes de substituir um termopar.

Como um termopar de um aquecedor de água a gás funciona?

Onde está o termopar?

Localize a luz piloto no seu aquecedor de água ou forno e você encontrou o termopar. Consiste em duas partes. A primeira é uma sonda pequena, com cerca de uma polegada de comprimento e 1/4 de polegada de diâmetro, posicionada logo acima do orifício piloto de tal maneira que, quando o piloto está ligado, a ponta da sonda é aquecida pela chama do piloto. A outra parte de um termopar é um tubo de cobre que se conecta à frente ou ao lado da válvula de gás por meio de uma pequena porca. Você pode remover o termopar desaparafusando esta porca e desaparafusando a sonda do suporte que a mantém próxima da chama do piloto.

Como funciona um termopar com aquecedor de água?

Dentro da sonda existem duas placas de metal diferentes, separadas por uma pequena folga em uma extremidade e unidas perto da base da sonda, onde ela se conecta ao tubo de metal. Quando esses dois metais esquentam, eles geram uma corrente elétrica de 25 a 35 milivolts que viaja ao longo do tubo até a válvula de gás. A corrente aciona um mecanismo de mola na válvula de gás que mantém a válvula aberta. se a corrente estiver muito fraca, a mola fecha a válvula e o piloto apaga.

O efeito termoelétrico que faz um termopar funcionar é chamado de efeito Seebeck, nomeado em homenagem ao físico alemão que o descobriu em 1821. O efeito Seebeck funciona com dois metais diferentes, mas os mais usados ​​nos termopares do aquecedor de água a gás são aço inoxidável e copel, que é uma liga de níquel e cobre.

Testando um termopar

Um aquecedor de água ou um termopar de forno pode estar ruim se você puder acender o piloto, mas ele não permanecerá aceso quando você soltar o botão de controle depois de acendê-lo. Um termopar com defeito não é a única coisa que causa isso, no entanto. A chama do piloto pode estar muito fraca para aquecê-la até a temperatura adequada, e isso pode ocorrer porque o tubo do piloto está bloqueado. Você não pode assumir que um termopar com defeito está causando problemas no piloto, portanto, é melhor testá-lo antes de substituí-lo. Você pode fazer um teste básico com um multímetro configurado para medir milivolts.

Conecte um fio do multímetro ao tubo de cobre com um grampo jacaré e toque o outro fio na porca que se conecta à válvula de gás. A porca deve ser desconectada da válvula ao executar este teste. Inicie o piloto, mantenha o controle de gás para manter a chama acesa e verifique o medidor. Supondo que a chama piloto tenha pelo menos uma polegada de altura e azul aceso, qualquer leitura menor que 20 mV significa que o termopar precisa ser substituído. Se o piloto do aquecedor de água não acender, ou a chama estiver fraca, verifique se o gás está ligado, limpe o tubo do piloto com ar comprimido e execute o teste novamente.

Pin
Send
Share
Send