Ciclo de vida das algas

Pin
Send
Share
Send

As algas são uma das mais diversas espécies de plantas. Eles são fotossintéticos, como a maioria das outras plantas, mas carecem da maioria das estruturas da vida terrestre, como caules, folhas e rizomas. Todas as algas passam por um ciclo de vida haplóide de desenvolvimento, começando com um diploidigigoto ou esporo e terminando com uma planta de algas totalmente madura. Existem três classificações principais de algas: Rhodophyta, Cholorphyta e Heterokontophyta.

Desenvolvimento

O primeiro passo no processo de desenvolvimento ocorre quando a célula esporóide diplóide ou imatura passa por um processo de divisão celular conhecido como meiose. Antes deste processo, o diplóide é realmente conhecido como diploidigigote. Depois, é chamado de esporo haplóide.

Durante a meiose, o diploidigigoto único se transforma de uma única célula em quatro células ou esporos distintos e separados. Essas células haplóides estão agora sexualmente maduras e prontas para acasalar. Os haplóides masculinos e femininos se fundem para formar gametas.

Após a fusão, os gametas formam novas células diplóides e o processo recomeça.

A expectativa de vida é diferente para cada espécie de alga, com uma expectativa de vida média variando de alguns dias a um ano ou dois.

Reprodução

As algas podem se reproduzir de uma das duas maneiras, assexuadamente por mitose ou sexualmente, com a fusão dos gametas. A reprodução assexuada pode acontecer muito mais rapidamente, mas a diversidade é limitada. A reprodução sexual permite maior diversidade, mas é consideravelmente mais lenta.

Diversidade

As algas se adaptaram para viver em muitos ambientes aquáticos diferentes, de lagoas e lagos de água doce a oceanos. A proliferação de algas ocorre quando as condições da água são propícias à reprodução, geralmente quando a água mais fria começa a aquecer no final da primavera e no início do verão e onde a água é rica em nutrientes. Grandes explosões de algas podem se tornar perigosas para outras espécies aquáticas, como peixes e outras plantas, roubando a água do oxigênio dissolvido e dos nutrientes.

Considerações

O ciclo de vida haplóide é muito comum em organismos unicelulares como as algas, planctônicas (flutuação livre) ou filamentosas (ancoradas). O processo ocorre milhares de vezes por dia e depende de vários fatores para o seu sucesso, incluindo temperatura da água, disponibilidade de luz solar, conteúdo de nutrientes da água e pH da água. Se essas condições estiverem maduras, as algas prosperarão. Caso contrário, as algas não podem se reproduzir.

Adaptações

As algas verdes têm uma adaptação especial. O Volvox, uma espécie de alga verde, produz um zigósporo após a singamia, que é um zigoto (diploidzygote) incrustado em uma concha protetora que o protege de condições adversas, tornando-o muito mais difícil e menos dependente de condições aquáticas perfeitas para obter sucesso. reprodução.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Me Salva! BOT02 - Botânica - Ciclo reprodutor da alga verde ancestral (Pode 2024).