Sobre os níveis de pH em piscinas

Pin
Send
Share
Send

A acidez / alcalinidade da água da piscina, medida pelo seu pH, é uma das características mais importantes a serem reguladas. Se o pH for baixo - o que significa que a água é ácida - os nadadores podem sofrer comichão na pele, erupções cutâneas, queimação nos olhos e cabelos secos. A piscina e todos os seus componentes também podem sofrer, porque a água ácida corrói telhas, acessórios metálicos e máquinas no sistema de circulação e purificação de água. Além disso, os níveis de cloro livre se tornam difíceis de manter em água ácida. Apesar de tudo isso, geralmente ainda é seguro nadar na piscina. Apenas pode não ser confortável.

A água ácida é ruim para os nadadores e também para a piscina em si. - Foto: chrissie kremer

A água da piscina deve ser levemente alcalina

O termo pH significa "poder do hidrogênio" e é medido em uma escala que se estende de 0 a 14. Quando o pH é maior que 7 - que é neutro - a água é alcalina, o que significa que há um excesso de hidróxido negativo íons. Água com pH abaixo de 7 é ácida, o que significa que possui um excesso de íons positivos de hidrogênio. A escala de pH é logarítmica; portanto, a água com pH 6 é 10 vezes mais ácida do que a água com pH 7 e a água com pH 5 é cem vezes mais ácida.

Idealmente, a água da piscina deve ser levemente alcalina, com um pH entre 7,2 e 7,6. Quando o pH cai abaixo de 7, a água começa a se tornar corrosiva. Imagine o efeito de obter ácido da bateria em sua pele para apreciar como seria nadar em água extremamente ácida. No entanto, há muita água em uma piscina para que ela se aproxime de ser comparável ao ácido da bateria. De fato, é raro que a água da piscina se torne tão ácida quanto a chuva ácida, que tem um pH de cerca de 4. Mesmo água levemente ácida pode ser desconfortável para os nadadores.

Efeitos negativos da água ácida

A água da piscina pode nunca ficar ácida o suficiente para causar queimaduras na pele, mas pode dissolver os óleos da pele e do cabelo, causando coceira e secura. Em casos extremos, a água ácida também pode causar queimação nos olhos. A gravidade desses problemas aumenta quanto mais você fica na água. Vale a pena notar que altos níveis de cloraminas também podem prejudicar os olhos; portanto, se você tiver olhos ardentes após nadar, não é necessariamente uma indicação de que o pH está muito baixo. Pode ser necessário chocar a piscina.

Partes da piscina submersa sofrem mais com os efeitos destrutivos da água ácida. Os azulejos da piscina podem ser gravados e manchados, e os componentes metálicos podem corroer. Essa corrosão libera íons metálicos na água que também pode causar manchas, mas geralmente não causam problemas de saúde. A água ácida corrosiva também pode danificar os mecanismos internos da bomba de circulação da piscina e do sistema de filtragem.

Como a água se tornou ácida?

A água da chuva normal tem um pH entre 5 e 5,5, por isso é comum que a água da piscina seja ácida após uma forte tempestade. Esse efeito pode ser exacerbado pelo escoamento que flui para a piscina após passar pelo deck da piscina e pela matéria orgânica varrida pela piscina pelo escoamento. Os fluidos corporais dissolvidos também podem tornar a água ácida, para que você observe uma leitura de pH abaixo do normal após uma festa. Finalmente, você pode tornar a piscina ácida adicionando muito ácido muriático ou seco, em um esforço para regular o pH.

Como aumentar o pH

Os profissionais de manutenção de piscinas usam um dos dois produtos químicos intimamente relacionados para aumentar o pH. O primeiro é o bicarbonato de sódio - comumente conhecido como bicarbonato de sódio - e o outro é o carbonato de sódio - ou cinza de soda. Ambos vêm em pó e estão disponíveis em sacos grandes em qualquer ponto de venda de piscinas.

Antes de decidir qual desses produtos químicos usar, verifique o pH para determinar quanto é necessário aumentá-lo para 7,2 e 7,6. Esse número, juntamente com o volume da piscina, lhe dirá quanto adicionar à água. Como os dois produtos químicos são pós, você pode borrifá-los na superfície da água e ambos se dissolverão rapidamente. É melhor borrifar longe dos skimmers para evitar que sejam sugados pelo sistema de circulação da piscina.

Ao testar o pH, verifique também a alcalinidade total da água da piscina, que deve estar entre 80 e 120 ppm. Se estiver nessa faixa ou acima, use carbonato de sódio para aumentar o pH. O bicarbonato de sódio tem um efeito maior na alcalinidade total e é a melhor escolha quando o pH e a alcalinidade total são baixos.

Pin
Send
Share
Send