Desidratador vs. Forno

Pin
Send
Share
Send

Um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos é a desidratação. Desidratação é o processo de usar calor para remover a água dos alimentos. Os alimentos desidratados são leves e fáceis de transportar, ocupam menos espaço de armazenamento do que os enlatados e não requerem nenhum tipo de refrigeração. A secagem de alimentos pode utilizar uma variedade de aparelhos e técnicas, incluindo um desidratador elétrico ou um forno convencional. Um desidratador elétrico é eficiente em termos energéticos, fácil de usar e produz os resultados mais saborosos. No entanto, usar o forno significa que você não precisará comprar nada de especial, tornando-o uma ótima opção para quem gosta de novatos e novatos. Se você estiver se sentindo aventureiro e deseja tentar desidratar os alimentos à moda antiga, pode usar o calor do sol.

Deidator vs. Forno

Noções básicas de desidratação

Manter a vida requer água, e isso é verdade para todas as formas de vida, até certo ponto - incluindo as bactérias e microorganismos que causam a deterioração dos alimentos. A remoção da água dos alimentos mata essas bactérias e os alimentos duram muito mais tempo do que normalmente. Forçar a saída de umidade dos alimentos requer uma combinação de calor baixo para extrair a umidade, ar seco para absorver a umidade e o movimento do ar e remover o ar umedecido.

A maioria das frutas, legumes e carnes exige uma temperatura de cerca de 40 graus Celsius para a desidratação. As ervas manterão mais seu sabor se secas a uma temperatura mais baixa entre 95 e 115 graus Fahrenheit. Legumes requerem de três a 16 horas de secagem, enquanto frutas inteiras precisam de seis a 48 horas. Cortar frutas e legumes em vez de desidratá-los inteiros pode reduzir bastante o tempo de secagem.

Desidratadores elétricos

Um desidratador elétrico é um aparelho independente com uma fonte de calor, um ventilador para circulação e várias bandejas para secar muitos alimentos ao mesmo tempo. Os desidratadores de melhor qualidade também possuem termostatos, controle de temperatura e construção de paredes duplas para um uso mais eficiente da energia. O principal benefício de um desidratador de alimentos é que ele permite secar os alimentos sem amarrar o forno por horas a fio. Um desidratador também é mais eficiente em termos energéticos do que usar um forno para a mesma finalidade.

Para usar um desidratador elétrico, primeiro molhe os legumes e as frutas em xarope. Espalhe os alimentos nas bandejas de secagem em uma única camada e defina o termostato do secador para 140 graus Fahrenheit. Vire a comida a cada poucas horas para garantir que ela seque uniformemente.

Secagem do forno

Se você não tiver um desidratador, pode desidratar os alimentos em um forno elétrico, desde que ele mantenha as baixas temperaturas necessárias para desidratar os alimentos sem cozinhá-lo. Nem todos os fornos modernos operam a baixas temperaturas, mas a gaveta mais quente do forno pode funcionar. Sempre teste a temperatura com um termômetro preciso antes de usar o forno ou a gaveta mais quente para secar os alimentos. Observe que o forno não é a maneira mais eficiente em termos de energia para desidratar os alimentos. É ótimo se você está apenas experimentando. Se a desidratação de alimentos se tornar seu novo hobby favorito, considere comprar um desidratador elétrico.

Ao secar os alimentos no forno, branqueie-os como faria ao usar um desidratador elétrico. Coloque um rack de resfriamento em uma assadeira e coloque os alimentos no rack em uma única camada. O rack retira a comida da assadeira e promove o fluxo de ar para que você não precise virar a comida. Coloque a assadeira em um forno ou gaveta aquecida pré-aquecida a 140 graus Fahrenheit ou na configuração mais baixa possível do forno. Abra a porta do forno alguns centímetros e sopre um ventilador pela porta aberta para promover a circulação de ar. Nunca saia de casa quando o forno estiver ligado e fique alerta se você tiver filhos que possam se queimar na porta do forno.

Secagem ao sol

Antes de fornos elétricos e desidratadores, as pessoas desidratam os alimentos usando o calor do sol. A secagem solar de alimentos requer um pouco mais de atenção do que a secagem de alimentos em um forno ou desidratador. Para aproveitar a energia do sol para desidratar os alimentos, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 85 graus Fahrenheit ao meio-dia e a umidade deve estar abaixo de 60%.

Escale sempre os alimentos antes de secá-los ao sol. Depois de empalidecer, organize a comida em uma tela onde o ar possa circular ao redor. Para evitar insetos, cubra os alimentos com gaze e coloque-os ao sol para secar. Vire a comida pelo menos uma vez por dia. Antes de o sol se pôr, pegue qualquer alimento que não esteja completamente desidratado dentro ou cubra-o durante a noite para evitar a reidratação. Quando o alimento estiver seco, pasteurize-o congelando-o por dois a quatro dias. Os alimentos desidratados ao ar livre correm um risco maior de transportar bactérias; portanto, não pule esta etapa importante. Espere que a secagem ao sol leve pelo menos dois dias e possivelmente mais, pois você tem menos controle sobre o ambiente de secagem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Desidratador Excalibur x Nesco - ferramentas crudivorismo alimentação viva (Pode 2024).