As vantagens e desvantagens de uma bomba de pistão

Pin
Send
Share
Send

As bombas de pistão, também chamadas de bombas recíprocas, podem ser alimentadas por um motor elétrico, vapor ou turbina, mecanismo de acionamento hidráulico. As bombas de pistão são capazes de pressões diferenciais de até 10.000 libras por polegada quadrada (psi).

Função

Uma bomba de pistão usa o movimento alternativo de uma haste de pistão para mover o fluido ao longo de um eixo através de uma câmara em forma de cilindro. À medida que o pistão se move através do cilindro, a pressão aumenta e força o fluido através da bomba. O fluido que flui através da bomba pulsa devido ao movimento do pistão através do cilindro.

Vantagens

As bombas de pistão têm uma ampla faixa de pressão, podem atingir altas pressões e a pressão pode ser controlada sem afetar a taxa de fluxo. As bombas de pistão têm uma taxa contínua de descarga. Alterações de pressão e taxa de descarga têm um efeito mínimo no desempenho. As bombas de pistão podem manobrar fluidos viscosos, altos volumes de gás e sólidos, apenas se as válvulas forem projetadas corretamente.

Desvantagens

As bombas de pistão custam mais por unidade de operação em comparação às bombas centrífugas e de rolos. As peças mecânicas são propensas ao desgaste, portanto, os custos de manutenção podem ser altos. As válvulas devem ser resistentes a abrasivos para a passagem de sólidos grandes. As bombas de pistão são pesadas devido ao seu grande tamanho e ao peso da cambota que aciona a bomba.

Pin
Send
Share
Send