Como matar mofo em almofadas de sofá

Pin
Send
Share
Send

Se as almofadas do seu sofá parecerem persistentemente úmidas, com um odor de mofo e manchas ou manchas escuras, você provavelmente terá um problema de mofo. O mofo cresce em superfícies absorventes e as almofadas do sofá apresentam o ambiente perfeito. O mofo normalmente cresce em almofadas que foram deixadas ao ar livre em clima úmido ou que sofreram um derramamento de líquido sem secar adequadamente. Se você tiver almofadas mofadas para sofá, poderá devolvê-las ao estado livre de fungos, desde que a colônia de fungos não tenha penetrado muito profundamente no material.

Passo 1

Coloque as almofadas ao ar livre para secar, desde que não chova. A combinação de exposição ao sol e circulação de ar ao ar livre ajudará as almofadas a secar naturalmente, mas, dependendo de quão profundamente a umidade saturou as almofadas, o processo pode demorar várias horas ou até dias. Se o molde já apareceu em outro lugar no sofá, mova-o para o exterior para secar também. Se a luz do sol for escassa, use um aquecedor portátil para secar as almofadas do sofá.

Passo 2

Escove as almofadas do sofá com uma vassoura. Isso afastará os esporos secos do estofamento. Faça isso enquanto estiver ao ar livre, porque os esporos do molde ainda terão potencial para se tornar ativo novamente mais tarde. Use um aspirador de pó com uma conexão de mangueira ou um aspirador de mão para remover os esporos que residem mais fundo no material.

Etapa 3

Esprema uma ou duas gotas de detergente líquido em um copo de água morna, se houver bolor ou manchas na superfície das almofadas do sofá. Como alternativa, misture 1/2 xícara de água com 1/2 xícara de álcool ou álcool desnaturado. Você pode encontrar álcool desnaturado em lojas de artigos para o lar e lojas de suprimentos de tinta. Se estiver usando uma solução alcoólica, esfregue uma área discreta do sofá ou almofada para garantir que o tecido não fique descolorido. Se o álcool mudar de cor, siga o método da água com sabão.

Passo 4

Mergulhe uma esponja limpa e macia na solução de álcool ou sabão. Torça a esponja o mais firmemente possível para remover todo o excesso de líquido e impedir que goteje. Esfregue as almofadas do sofá com sua esponja úmida. Lave o sabão ou o álcool esfregando com uma segunda esponja úmida.

Etapa 5

Seque as almofadas uma última vez. Um aquecedor portátil pode fazer o truque se a luz do sol for escassa. Retorne as almofadas para dentro de casa somente depois de remover todo o molde. Se o molde retornar nos dias ou semanas seguintes, jogue fora as almofadas. Isso provavelmente significa que a colônia de fungos é muito profunda no material para que você possa se livrar dele com eficácia.

Pin
Send
Share
Send