Guia do proprietário de colas e adesivos

Pin
Send
Share
Send

Muitos de nós crescemos em famílias que dependiam de dois tipos de cola para praticamente todos os reparos: supercola para canecas quebradas e itens de plástico e a Elmer's School Glue para praticamente todo o resto. E antes disso, havia apenas uma cola doméstica para todos os fins: cimento de borracha. Mas, por mais úteis que sejam essas esperanças antigas, elas realmente não são quimicamente projetadas para se ligarem a todos os materiais que gostaríamos (ou esperamos) que eles usassem. Isso não significa que você deve se livrar desses padrões antigos, mas significa que nenhuma cola é boa para tudo. Portanto, mantenha todos os favoritos antigos em seu arsenal adesivo, mas adicione mais alguns para não ficar preso com a cola errada quando seu próximo projeto de reparo surgir.

A cola branca é o padrão antigo e funciona bem para muitas aplicações.

Cola branca

Todo mundo conhece a cola de Elmer, mas nem todo mundo sabe que é um tipo de acetato de polivinilou PVA, cola. A cola branca é cerca de metade da água e cura à medida que a água evapora enquanto o polímero de vinil se une à cola. A cola branca é uma boa cola artesanal para uso geral e adere melhor ao papel e à madeira. No entanto, ele fica amarelado com o tempo e até perde a aderência; portanto, não é uma boa opção para projetos de móveis ou peças importantes que você deseja que pareçam boas e fiquem juntos para a posteridade. A cola branca limpa facilmente com água.

Cola de madeira

A cola de madeira é outro tipo de cola de PVA (como cola branca), e algumas fórmulas são pouco mais que uma versão amarela da cola branca padrão. As diferenças com as colas de madeira de qualidade são que elas duram mais que a cola branca e algumas são formuladas para serem à prova d'água depois de totalmente curadas. Não há diferenças no desempenho da colagem entre colas de madeira resistentes à água, não resistentes à água e impermeáveis, portanto, faz sentido ter um frasco de cola de madeira impermeável à mão e usá-lo em todos os projetos de madeira. E não se esqueça de prender as peças por pelo menos 30 minutos para obter a força máxima. A cola de madeira, como cola branca, limpa com água, ou você pode deixar o excesso de cola secar e raspar com um cinzel.

Crédito: Titebond / Amazon Cola de madeira à prova de água.

Supercola

Supercola, ou cola instantânea, é tecnicamente chamada cianoacrilato (CA) - e, sim, é capaz de apoiar um homem adulto que colou seu capacete de segurança em uma viga de construção (como nos antigos comerciais de TV). Mas a verdade é que muitos adesivos comuns são fortes o suficiente para fazer isso. A principal diferença é que a maioria dos adesivos leva mais tempo para secar do que o tempo de endurecimento da cola instantânea por 30 segundos (observe que a cura total da cola instantânea leva 24 horas). As principais vantagens da cola CA, além do tempo de endurecimento rápido, são finas, transparentes e impermeáveis, tornando-a ideal para vidro, cerâmica, porcelana e outros materiais onde uma junta de cola espessa ou visível é indesejável.

Por outro lado, a cola CA é quebradiça e carece de resistência ao impacto, portanto, não é uma boa opção para juntas estruturais. E, para a irritação de muitos proprietários, é muito imprevisível o que realmente adere. Você obterá os melhores resultados com juntas limpas e bem ajustadas; aplique a cola com moderação, e não mova as peças nem a menor quantidade depois de juntá-las por pelo menos alguns minutos. Se a cola não se segurar nesse ponto, tente um adesivo diferente. A super cola agora vem nas versões mais grossas de "gel", mas elas também exigem juntas muito apertadas para uma ligação. Eles não preenchem lacunas melhor do que a supercola padrão.

A supercola pode ser dissolvida com acetona (removedor de esmalte) antes da cura, mas é muito mais difícil removê-la depois da cura.

Epóxi

Se você se deparar com uma tarefa de colagem pesada e seu primeiro pensamento for "supercola", seu segundo pensamento provavelmente deve ser "epóxi". O epóxi de duas partes contém um endurecedor e um catalisador que são misturados à mão (com um palito ou palito) ou dentro de uma embalagem do tipo seringa, imediatamente antes da aplicação. A reação química entre as duas partes faz a cola grudar em praticamente qualquer superfície (madeira, metal, vidro, plástico, etc.) e curar em um plástico rígido e transparente.

crédito: Loctite / AmazonEpoxy com aplicador de seringas.

O epóxi é espesso e pegajoso, tornando-o excelente para preencher lacunas entre os materiais. Também é muito forte e resistente a impactos. Se você tiver alguma dúvida sobre outras colas em uma determinada situação, tente epóxi. Epóxi na sua pele pode ser removido com vinagre, acetona ou produtos de limpeza à mão com base em citros. Epóxi curado em materiais (não na pele) pode ser amolecido com álcool desnaturado, diluente ou tinta a 200 ° F de uma pistola de calor.

Cola de poliuretano

A cola de poliuretano preenche um nicho importante para construtores e pessoas à mão. Adere, além de epóxi, a madeira, metal, vidro, plástico, alvenaria e muitos outros materiais, e pode ser usado no lugar de epóxi em muitas situações. Mas é ainda mais útil para juntas de madeira, pois se expande à medida que cura e pode transformar uma junta de móveis antigos folgados em uma conexão sólida. E, ao contrário do epóxi, leva tinta e mancha relativamente bem.

Crédito: Cola Gorilla Cola de poliuretano.

A cola de poliuretano cura com a umidade (é necessário umedecer as peças correspondentes) e é incrivelmente forte. Ele limpa com solventes, como acetona ou álcool desnaturado. Depois de secas, as gotas de cola raspar facilmente com um cinzel, mas deixarão para trás um resíduo amarelado que você pode enfrentar com solvente, se necessário.

É bom manter uma garrafa dessa cola "super" de alta tecnologia, especialmente para consertar móveis antigos, mas use-a com cuidado. Borbulha e espumas das articulações à medida que assenta, por isso tome cuidado para não aplicar muito. Se você entrar em seus dedos, os manchará marrom por alguns dias. E se você conseguir mais alguma coisa, talvez precise viver com isso.

Adesivo de construção

Vendido em tubos para pistolas de calafetar e em tubos menores, o adesivo de construção é mais conhecido pela marca Liquid Nails. Os construtores usam adesivo de construção para colar molduras de madeira em paredes e lajes de concreto, proteger o subpiso das vigas do piso (para que não se movam e rangem), fixam drywall e painéis para apoiar estruturas e colam uma ampla variedade de materiais. O adesivo de construção é um pouco mais grosso que o creme dental e é fácil de aplicar, mas é feio e extremamente difícil de remover quando seco. Use-o apenas para conexões pesadas que estão ocultas ou onde a aparência não é um fator. Você pode remover o adesivo de construção da sua pele com vaselina ou óleo mineral ou vegetal. Se você precisar separar dois materiais colados com adesivo de construção, um dos principais fabricantes recomenda cortar a cola com fio de piano (sem brincadeira).

Cola quente

A cola quente é o adesivo ideal para o artesão. Ele é fornecido em bastões cilíndricos de plástico translúcido e é aplicado com uma pistola de cola quente elétrica que derrete a cola conforme você a aplica. Uma vez aplicada, a cola esfria e volta ao seu estado plástico rígido, aderindo ao que toca. O processo mágico vem da mistura de polímeros, resinas e cera da cola. É um adesivo termoplástico, o que significa que liquefaz e solidifica com a adição e remoção de calor. A cola quente adere à maioria dos materiais domésticos, desde que limpos e secos. Os tipos padrão não são à prova d'água e não são muito resistentes ao calor depois de secos. Para remover a cola quente, simplesmente retire-a da superfície - ela sai da maioria das superfícies duras sem deixar rastro, mas pode ficar presa em materiais porosos, como tecidos. A força de união da cola quente varia muito e deve ser considerada semi-permanente; se você estressar uma junta colada, ela se desfará.

Adesivos de contato

Os adesivos de contato são pulverizados ou enrolados sobre uma superfície e deixados endurecer, para que sejam apenas pegajosos ao toque. A superfície colada pode então ser pressionada sobre outro material para criar uma ligação. O adesivo em spray é o favorito de outro artesão (junto com cola quente). É ideal para colar papel, tecido, papelão, fotos etc. em várias superfícies de apoio. Se você pulverizar apenas um dos materiais a serem colados, o adesivo permitirá um tempo limitado para reposicionar os materiais. Se você pulverizar as duas peças com cola, elas não serão reposicionáveis ​​e o vínculo permanente será mais forte.

A versão industrial do adesivo de contato é cimento de contato. Este é um líquido fedorento que produz fumaça, vendido em latas de metal. Você enrola o adesivo nas duas superfícies a serem unidas, usando um rolo de tinta de espuma, e deixa as superfícies assemelhar até não ficarem mais pegajosas. Quando você pressiona as duas superfícies coladas, elas formam um vínculo instantâneo e muito forte que só fica mais forte quanto mais você pressiona as peças. Em toda a casa, o cimento de contato é usado para uma coisa: bancadas de plástico laminado. É a melhor cola para aderir o laminado plástico ao aglomerado para formar o material da bancada.

Pin
Send
Share
Send