Como Cultivar Musgo

Pin
Send
Share
Send

Quando muitas pessoas pensam em musgo, visualizam uma cobertura de solo densa, verde e semelhante a um tapete, e embora essa seja uma boa descrição de um tipo de musgo, há muitas outras e algumas podem surpreendê-lo. Haircap comum (Polytrichum commune) apresenta galhos verticais que podem crescer até uma altura de quase dois pés, parecendo um pequeno pinheiro. Musgo de forquilha sedoso (Dicranella heteromalla) cresce em grupos exuberantes, semelhantes a grama; e musgo de madeira brilhante (Hylocomium splendens) tem cápsulas amareladas iridescentes e hastes vermelhas, provando que o musgo nem sempre é verde.

O musgo é natural em qualquer jardim com uma característica da água.

Devido à sua propensão a crescer em telhados, calçadas e outros locais indesejados, o musgo nem sempre recebe o amor que merece dos jardineiros. O musgo beneficia o solo, melhorando sua capacidade de reter a umidade e neutralizando a erosão, e atua como um bioindicador da chuva ácida e da poluição do ar. Propagar uma das 9.000 espécies do jardim acrescenta textura e confere ao jardim uma qualidade madura e "viva".

Relacionado a algas e líquenes, o musgo não possui um sistema radicular. Isso não torna o musgo mais fácil ou mais difícil de cultivar do que uma planta enraizada, mas possui seus próprios requisitos específicos de crescimento e cuidados.

Como o musgo cresce?

Ele não tem raízes ou caules, mas o musgo ainda é uma planta. (Foto: Alexei Korshunov / iStock / GettyImages)

Os musgos são plantas, embora não possuam muitas das características associadas às plantas, incluindo raízes, frutas e flores. Eles têm folhas e obtêm sua energia da fotossíntese. Eles se alimentam diretamente da água que lava sobre eles ou extraem nutrientes do substrato em que estão crescendo. Eles se ligam ao substrato por meio de uma rede fibrosa de rizoides e se reproduzem por meio de esporos, que são análogos às sementes de uma planta com flores. Eles também podem se reproduzir assexuadamente, simplesmente se separando em pedaços que podem crescer independentemente.

O musgo pode crescer em rochas, troncos e até telhas. Também pode crescer na maioria dos tipos de solo, desde que o solo seja denso o suficiente para sustentá-lo. Mudar areia ou cascalho não é um bom substrato, pois pode mudar e atrapalhar os rizoides. Geralmente, o musgo prefere um substrato suave; portanto, se você o plantar no chão, preencha depressões profundas para criar uma superfície contínua à qual os rizoides possam se agarrar.

A acidez do solo não é um fator importante, embora o musgo prefira solo ácido com um pH entre 5 e 5,5. Se você planeja plantar musgo, é uma boa ideia verificar o pH do solo e, se for significativamente maior que 7,0, considere adicionar sulfato de alumínio para reduzi-lo.

Escolhendo qual musgo crescer

As duas categorias de musgo são acrocarpous e pleurocarpous

Os milhares de espécies de musgo do mundo formam dois grandes grupos: acrocarpas e pleurocarps__. A diferença entre eles tem a ver principalmente com padrões de crescimento. Os acrocarpos crescem na vertical, e os órgãos sexuais femininos - o archegonia-_are nas pontas dos galhos. Haircap comum é um exemplo. Pleurocarpos, como musgo de samambaia comum (_Thuidium delicatulum), envie brotos horizontais, e as arqueias estão nas pontas desses brotos. Os acrocarpos crescem individualmente ou em aglomerados, enquanto os pleurocarpos se espalham caoticamente. Se você deseja destacar uma área específica do jardim com um musgo decorativo, provavelmente escolheria um acrocarpo, mas se estiver procurando cobertura do solo, um pleurocarpo seria uma escolha melhor.

Acrocarpos e pleurocarpos crescem a taxas diferentes e têm requisitos de umidade diferentes. Nenhum musgo cresce rapidamente, mas os pleurocarpos crescem mais rapidamente que os acrocarpos. Eles também podem tolerar a umidade constante, enquanto os acrocarpos devem secar periodicamente para evitar apodrecimento. Os pleurocarpos podem se prender mais facilmente a superfícies duras e, como se aproximam do solo, são mais fáceis de manter. Eles também podem se regenerar a partir de fragmentos quebrados.

Uma estratégia vencedora para um novo jardim de musgo é começar com um ou mais pleurocarpos. Uma vez estabelecidos, eles podem atuar como viveiros de colônias de espécies acrocarpicas.

Dicas para começar um jardim de musgo

Crédito: Foto de Liam Briese no UnsplashMoss cresce melhor quando tem umidade e luz solar ao mesmo tempo.

Os musgos podem crescer sempre que tiverem luz solar e umidade suficientes. Eles podem crescer mesmo que a temperatura caia abaixo de 32 graus Fahrenheit, embora fiquem inativos quando a temperatura cai abaixo de 20 F.

Ao escolher um local, é importante que a área esteja livre de ervas daninhas, gramíneas ou outras plantas que cresçam através do musgo e evitem que seus rizoides se prendam ao substrato. Se você planeja estabelecer uma colônia grande, como um gramado, prepare o terreno cobrindo-o com folhas ou tecido de paisagem por um mês ou dois para matar todo o crescimento pré-emergente. Qualquer vazamento de água que passa pela área também atrapalha os rizoides, por isso é importante desviar o escoamento.

O "plantio" de musgo geralmente não envolve escavação ou preparação do solo. Umedeça a superfície e coloque a amostra de musgo que você comprou em um viveiro ou obtida de outra parte do jardim. Pressione firmemente e borrife com água. Continue regando diariamente por 2 a 3 semanas até que o musgo se estabeleça. Depois disso, o musgo requer pouco cuidado além da rega regular. Ao contrário de outros tipos de plantas, o musgo - especialmente o acrocarpo - gosta de ser regado quando está ensolarado e não gosta de ser regado à noite. Lembre-se de que os acrocarpos devem secar entre as regas para evitar a podridão.

Você pode plantar musgo em superfícies verticais, como paredes, estátuas ou outras características do jardim, criando uma solução de musgo em um balde ou no liquidificador. Misture duas xícaras de iogurte ou soro de leite coalhado com 1 1/2 xícaras de musgo picado e misture numa mistura que você pode espalhar com uma esponja ou pincel. Mantenha o musgo úmido pulverizando-o todos os dias até que se estabeleça e comece a crescer vigorosamente. Este método funciona mesmo com musgo "morto" (na verdade dormente).

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como cultivar musgo vivo (Pode 2024).