O que é mármore cultivado?

Pin
Send
Share
Send

crédito: Abramson Teiger

O que é mármore cultivado?

As chances são de que você já ouviu falar de mármore cultivado, já que hoje em dia é praticamente a rainha do baile dos materiais de construção. Mas o que exatamente é essa superfície super popular aparecendo em remodelações em todos os lugares e como ela é diferente do mármore natural? Na verdade, o nome resume bem: o mármore cultivado é uma pedra natural (a saber, mármore) que foi sintetizada artificialmente (cultivada). Então, não, não é cortado de uma pedra natural, mas é uma resina que foi misturada com elementos de mármore para produzir peças que podem ser moldadas em moldes específicos.

crédito: Clawson Architects

Como é feito o mármore cultivado?

Como você pergunta? Ao misturar poeira de mármore com um catalisador, pigmentos (para colorir) e uma resina líquida de poliéster, ocorre uma reação química que une o compósito, após o qual esfria em uma massa sólida. O material resultante proporciona a beleza do mármore natural, além da durabilidade de um produto fabricado pelo homem que foi projetado para maximizar a longevidade e a facilidade de uso.

Usos comuns

O mármore cultivado funciona melhor em cozinhas e banheiros, onde sua robustez esteticamente agradável funciona sob a forma de bancadas, mesas, pias, chuveiros, banheiras, prateleiras e muito mais. É mais acessível do que o mármore natural e vem em tantas variedades quanto na coisa real (se não mais). Como a pigmentação é adicionada durante o processo de fabricação, você pode até solicitar uma cor personalizada. Se você ficar entediado com a cor ou estiver se sentindo particularmente criativo, tente dar uma nova aparência ao mármore cultivado, alterando sua cor com um projeto de coloração de mármore DIY.

crédito: Pro-Tops

Cuidados e manutenção

Graças ao processo de cura química que cria o mármore cultivado, é uma superfície muito mais resistente do que sua contraparte natural; no entanto, 75% ainda é composto de pó de mármore, portanto retém parte da vulnerabilidade do mármore natural. Isso significa potencial para arranhões e manchas ao longo do tempo, mas temos a solução: remova manchas, repare arranhões e sele seu mármore cultivado para mantê-lo em sua melhor forma.

Pin
Send
Share
Send