Como funcionam as persianas?

Pin
Send
Share
Send

As persianas geralmente funcionam da mesma maneira. Uma cobertura de janela é manipulada puxando um cabo de elevação ou puxando a própria cobertura. No caso de um cabo de elevação, as cordas que se conectam à parte inferior da cobertura da janela são puxadas pelo cabo. A parte inferior da cobertura da janela se move mais alto se o cabo for puxado e se abaixará se o cabo for liberado. A janela que cobre dobra, rola ou desmorona. Em aplicações como persianas, as persianas devem primeiro ser alinhadas para poderem ser levantadas; não alinhar primeiro as cortinas pode danificá-las. Além disso, deve haver algum método para que o cabo de elevação permaneça parado depois que a cobertura da janela for levantada ou abaixada para a posição desejada. Em algumas aplicações, o cabo é enrolado em um gancho preso na parede. Dois tipos comuns de persianas, venezianas e persianas, oferecem soluções diferentes para esse problema, discutidas nas seções abaixo.

Elevando e abaixando as cortinas

Cortinas venezianas

As cortinas Venetian contêm muitas cortinas individuais, chamadas slats. As ripas são sempre paralelas uma à outra e, quando a persiana é totalmente abaixada, elas ficam à mesma distância. As ripas também podem ser giradas ao mesmo tempo na mesma direção. Quando as venezianas são viradas para que fiquem paralelas à janela e todas tocadas, a maior parte da luz do lado de fora da janela é bloqueada. Girar as ripas perpendicularmente à janela permite que a luz passe entre elas. Girar as ripas é realizado girando uma haste que gira as ripas para cima ou para baixo. Normalmente, três conjuntos de três cordas percorrem cada ripa; cada conjunto de strings opera da mesma maneira. A corda do meio levanta e abaixa as persianas, enquanto as duas cordas externas formam uma escada com uma ripa em cada degrau. Girar a haste inclina as ripas. Levantar as persianas permite a maior quantidade de luz pela janela, uma vez que todas as ripas são movidas para fora do caminho. As ripas devem primeiro ser giradas perpendicularmente à janela, o que lhes permite colidir umas contra as outras quando a parte inferior das persianas é levantada. Quando o cabo de elevação é puxado, as persianas se levantam. Para manter as persianas levantadas em um determinado nível, uma engrenagem com dentes fica dentro do trilho no qual o cabo de elevação é executado. Quando o cabo de elevação é puxado em direção ao dente, geralmente para a direita, os dentes do dente se prendem ao fio. Quando o cabo de elevação é liberado, a gravidade faz com que as persianas caiam e o cabo de elevação se retrai. as cortinas no lugar.

Cortinas de enrolar

Outra forma comum de persiana é a persiana rolante ou a persiana rolante. As persianas dos rolos consistem em uma única folha de tecido ou outro material fino que se dobra ao redor de um rolo; quando o rolo é desenrolado, a folha cobre a janela. Dentro do rolo, existe um mecanismo que cria tensão, como uma mola, que mantém as persianas enroladas. A tensão na primavera aumenta à medida que a sombra é puxada para baixo. Uma catraca e um pino permitem que as cortinas fiquem no lugar quando puxadas para baixo, apesar da tensão da mola. Quando o pino é liberado, geralmente puxando a cortina para o limite, a tensão da mola retrai a cortina automaticamente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO ABRIR E FECHAR PERSIANA FACILMENTE ! (Pode 2024).