Bombas de piscina vs. Bombas de irrigação

Pin
Send
Share
Send

As bombas de piscina e as bombas de irrigação desempenham funções semelhantes - o transporte e a circulação da água - e, em alguns casos, são quase idênticas. No entanto, existem diferenças suficientes entre os dois para pedir mais explicações. Para começar, mais tipos de bombas são comumente usados ​​em sistemas de irrigação do que em piscinas acima do solo ou no solo. A maneira como as bombas são usadas também difere um pouco entre a piscina e as aplicações de irrigação.

Nem todos os sistemas de irrigação requerem bombas.

Tipos de Bombas

Existem duas categorias principais de bombas usadas em irrigação e piscinas: bombas centrífugas e bombas de deslocamento. As bombas de deslocamento usam deslocamento para mover a água. O deslocamento determina que uma área de um determinado tamanho possa conter apenas tanto volume. Assim, quando um objeto como um pistão é introduzido em uma câmara contendo água, a água deve se mover para acomodar o volume do pistão. Através deste processo, a água é bombeada.

As bombas centrífugas usam impulsores, ou dispositivos que giram a taxas extremamente rápidas, para circular a água. Ao girar a água em velocidade rápida, os impulsores criam energia cinética que empurra a água para fora. O impulsor também gera um vácuo, cuja força atrai nova água para a bomba.

Bombas de piscina

Embora exista um número de bombas de piscina no mercado com vantagens como potência e capacidade de velocidade variável, todas as bombas de piscina são mais ou menos as mesmas por serem bombas centrífugas. Essas bombas são comumente usadas em piscinas porque são simples, confiáveis ​​e, na maioria das vezes, independentes.

Bombas centrífugas usadas em piscinas circulam água criando um vácuo. Esse vácuo aspira a água através da bomba e a empurra de volta após a filtragem. A energia necessária para uma bomba centrífuga depende da gravidade do fluido sendo bombeado.

Bombas de irrigação

As bombas centrífugas e de deslocamento são usadas em sistemas de irrigação. As bombas de deslocamento são geralmente consideradas antiquadas. Um excelente exemplo de uma bomba de deslocamento é uma bomba de pistão operada manualmente. Outros tipos de bombas de deslocamento incluem bombas de diafragma, tubos de rolos e bombas rotativas.

As bombas centrífugas de sucção final são mais comumente usadas em sistemas de irrigação. Essas bombas são semelhantes às usadas em piscinas, embora sejam diferentes porque são usadas principalmente para empurrar a água. Enquanto as bombas de piscina circulam água puxando e empurrando, as bombas de sucção final são projetadas com poderosa capacidade de empurrar, mas com capacidade de sucção relativamente fraca.

Outros tipos de bombas centrífugas usadas em sistemas de irrigação incluem bombas submersíveis, turbinas e bombas de jato e bombas de reforço.

Maneira de uso

A diferença mais significativa entre a piscina e as bombas do sistema de irrigação é a maneira como elas são usadas.

As bombas da piscina aspiram a água através da força centrífuga, passam a água por um filtro e empurram a água de volta para a piscina. O filtro ajuda a livrar a água de bactérias e sujeira, enquanto o movimento constante da água dificulta a criação de raízes e algas e outros organismos aquáticos indesejáveis.

As bombas de irrigação são usadas para introduzir ou drenar a água de áreas de cultivo, jardins, estradas e outros sistemas terrestres. As bombas de irrigação não circulam água; eles simplesmente o introduzem ou removem. Bombas que introduzem água nas lavouras às vezes são equipadas com filtros. Bombas que removem a água de solos ou estradas excessivamente úmidas não filtram nem limpam a água, elas simplesmente a drenam.

Pin
Send
Share
Send