Como conhecer o acabamento dos meus pisos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Antes de restaurar o acabamento do seu piso de madeira - ou mesmo limpá-lo - você precisa saber que tipo de acabamento é esse, ou seus esforços podem ser inúteis. Muitos pisos têm acabamento em poliuretano, mas alguns acabamentos são mais difíceis que o poliuretano, e os acabamentos restauradores não aderem bem a eles. Enquanto isso, outros acabamentos não são tão difíceis e requerem cuidados especiais. Alguns testes podem ajudar você a saber.

Patrocinado por

Uma forte rotina de manutenção é a chave para a longevidade e durabilidade de seus pisos. Manter-se ativo com uma rotina de manutenção diária é a primeira linha de defesa. A próxima geração de esfregonas para pisos de madeira da Bona, projetada para trabalhar com o limpador de pisos de madeira à base de água e sem resíduo da Bona, facilita a limpeza eficaz, para que seus pisos permaneçam bonitos nos próximos anos. Saber mais

Uma variedade de materiais de acabamento

Crédito: Chris DezielChris Deziel

Antes de o poliuretano se tornar uma palavra comum, os finalizadores de pisos aplicavam cera, verniz, óleo penetrante ou goma-laca para proteger o piso de madeira, e muitas pessoas ainda preferem as sutilezas desses acabamentos testados pelo tempo. O poliuretano também é um tipo de verniz que pode ser à base de óleo ou de água; difere da variedade alquídica por ter uma aparência mais clara e mais plástica. Alguns acabamentos de poliuretano vêm com um catalisador e, quando os dois são misturados, o acabamento se torna mais difícil do que o de um produto de peça única. O acabamento de óxido de alumínio cozido que vem em pisos pré-acabados é o mais difícil de todos - é difícil o suficiente para impedir que muitos outros acabamentos aderam a ele.

Teste de óleo ou cera

A maneira mais fácil de testar um acabamento de piso é passe a mão pela superfície do chão. Se você sentir a granulação e a textura da madeira, o piso provavelmente terá uma camada de óleo penetrante e - talvez - cera. Teste de cera esfregando uma tábua de chão afastada com a borda de uma moeda e procurando acúmulo de cera revelador na moeda. Esfregar o local com um pano umedecido em álcool e procurar descoloração no pano é outra maneira de testar a cera. Se o piso tiver um acabamento de cera, você precisará removê-la antes de poder restaurar o acabamento.

Acabamentos de Filme

UMA teste de raspagem pode ajudá-lo a distinguir entre outros acabamentos de superfície, como poliuretano, e um acabamento penetrante a óleo, mas você precisará de uma lâmina mais afiada, como a de uma faca. Passe a lâmina ao longo da superfície de uma placa discreta e procure aparas, que são o sinal de um acabamento de filme, como poliuretano ou goma-laca. Teste a goma-laca colocando um copo sobre uma única gota de álcool e verificando se o material se dissolve; se sim, você tem goma-laca. Se esse teste for negativo, o revestimento do filme é verniz, poliuretano ou óxido de alumínio. Para fins de limpeza e restauração, verniz e poliuretano são essencialmente equivalentes, mas você precisa saber se o acabamento é óxido de alumínio antes de comprar qualquer produto de restauração de acabamento.

Às vezes, os acabamentos de poliuretano podem ser restaurados - normalmente, um processo de abrasão leve ou "triagem" e recobrimento do piso - mas apenas se o acabamento original for bem aderido e nenhum produto ceroso ou oleoso tiver sido usado no piso. Caso contrário, é provável que os refinadores profissionais recomendem lixar o acabamento antigo antes de aplicar um novo acabamento. Nesse caso, você também tem a opção de mudar para um óleo tradicional ou outro tipo de acabamento em vez de poliuretano, se desejado.

Identificação de óxido de alumínio

crédito: Kelly Peloza / Demand Media

Examinar a condição do acabamento em relação à idade do piso é uma maneira de identificar um acabamento de óxido de alumínio. Como esse tipo de acabamento é aplicado na fábrica, é mais espesso e mais duro que um acabamento de poliuretano no local. Os acabamentos com óxido de alumínio são garantidos por 20 anos ou mais; portanto, se a madeira ainda estiver em boa forma, mas o acabamento estiver mostrando sinais de desgaste, provavelmente não será óxido de alumínio. Se o acabamento for óxido de alumínio e você desejar restaurá-lo, use um produto projetado especificamente para esse tipo de acabamento.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: # 096 Resina sintética para piso de madeira alto brilho (Pode 2024).