Reparo de laje de concreto: O que fazer com uma laje de concreto afundando

Pin
Send
Share
Send

Uma entrada de automóveis afunda e racha quando o chão embaixo não o suporta.

É esperada uma certa quantidade de rachaduras durante a vida útil de uma laje de concreto. De fato, a maioria das lajes é construída com juntas de controle ao longo das quais deveriam ocorrer rachaduras. Entretanto, uma quantidade incomum de rachaduras espalhada por uma grande área não é normal e geralmente indica que a laje está afundando. Há duas razões principais para uma placa afundar e há duas opções de reparo que não envolvem pegar uma marreta, demolir a garagem e substituí-la. De qualquer maneira, essa não é a melhor idéia, porque não trata da causa do naufrágio, que tem a ver com o solo subjacente. Em breve, uma nova entrada de automóveis se parecerá com a antiga, se você não corrigir primeiro o problema de assentamento do solo.

Por que as lajes afundam?

crédito: AAA Spray A má compactação e erosão do solo são as duas principais razões pelas quais as lajes afundam…

Preparar o terreno para apoiar uma laje que forma uma entrada de automóveis, pátio ou passarela é uma etapa essencial durante a instalação da laje. Isso geralmente envolve a compactação do solo com um compactador de placas, mas essa compactação não pode se estender mais do que dois pés abaixo da superfície. O solo mais profundo pode continuar a assentar após a compactação e instalação da laje, especialmente se estiver solta e argilosa. Isso é especialmente comum em locais de construção que foram nivelados e preenchidos para criar um espaço fácil para a construção, porque o material de preenchimento usado raramente é compactado no grau necessário. Há pouco que você pode fazer sobre isso, escavando uma quantidade significativa do solo e substituindo-o por material mais pesado.

A erosão do solo causada por uma drenagem deficiente é outra causa comum de problemas nas lajes. Ao contrário da sedimentação profunda, os problemas de drenagem podem ser facilmente corrigidos depois que você os identifica. Os sintomas são fáceis de detectar. Procure água parada ou vazios no solo ao redor das bordas da laje, que indicam a provável presença de vazios abaixo dela. Você precisará preencher esses espaços vazios após resolver o problema de drenagem, ou a laje continuará afundando. Você sempre pode rasgar a laje e adicionar mais sujeira, e essa pode ser a melhor estratégia se a laje estiver seriamente rachada. Se a laje estiver mais ou menos intacta, no entanto, você poderá preencher esses vazios injetando material através de furos pré-perfurados no concreto. Esse processo também pode elevar a laje de volta à sua posição original.

Mud Jacking

Crédito: Ever Dry WaterproofingMud Jacking requer equipamento profissional de alta pressão.

A maneira mais barata de elevar uma laje afundada é injetar uma combinação de sujeira, agregado e cimento Portland através de orifícios na superfície. Esse processo é chamado de levantamento de lama, e é um trabalho que é melhor deixar para os profissionais com o equipamento, porque o material precisa ser injetado sob pressão para fazer o trabalho. O levantamento de lama pode custar entre US $ 300 e US $ 2.200, dependendo do tamanho da laje, mas a maioria dos proprietários acaba pagando cerca de US $ 900.

O levantamento de lama não apresenta desvantagens. Os furos que você precisa cortar no concreto têm cerca de 5 cm de diâmetro, o que pode ser difícil de esconder. Além disso, o material que você injeta através dos orifícios acrescenta peso à laje, o que pode fazer com que o solo solto comprima ainda mais do que já possui. Finalmente, o material ainda é vulnerável a danos por erosão e pode ser lavado se ocorrer um problema de drenagem.

Injeção de espuma

A espuma de células fechadas flui para os vazios e os preenche completamente

A injeção de espuma é uma solução semelhante ao levantamento de lama, mas, em vez de sujeira e cimento, você força a espuma de poliuretano sob a laje. A espuma é um produto de duas partes e, quando você combina as peças, ela se expande e solidifica rapidamente, criando pressão no processo suficiente para nivelar a laje.

Você vai gostar de injeção de espuma se estiver com um orçamento baixo, porque é significativamente mais barato do que fazer barulho na lama. Também oferece outras vantagens:

  • A espuma adiciona muito pouco peso à laje, para que não faça com que o solo se compacte mais do que já tem.
  • Você precisa fazer menos buracos na entrada da garagem e eles têm apenas 5/8 polegadas de diâmetro, o que os torna mais fáceis de esconder.
  • A espuma é um líquido quando você a injeta, então flui para os vazios e os preenche mais completamente.
  • A espuma endurece mais rapidamente do que a lama usada no levantamento de lama e, uma vez solidificada, não será lavada.

Pilhas helicoidais

Em encostas ou em solo com pouca drenagem, a melhor solução pode ser prender a laje às estacas.

Você também pode estabilizar uma laje afundando, colocando estacas helicoidais no chão ao redor da área afetada e prendendo a laje a elas. Essa é uma técnica mais útil para a construção de fundações e muros de contenção do que para lajes, mas pode ser a melhor estratégia para uma entrada de automóveis em uma encosta íngreme, localizada ao lado de uma encosta em erosão ou situada em solo muito solto.

Nesse processo, as estacas - postes de metal compridos - são lançadas ao solo com equipamentos pesados, e a laje é levantada mecanicamente e fixada às estacas. Obviamente, esse é um trabalho para profissionais, que você só faria se a consulta com profissionais determinar que a situação o justifica.

Faça você mesmo opções?

Crédito: Green Boys Lawn CareCuide dos problemas de drenagem antes de nivelar novamente uma laje afundada.

Se você puder encontrar um lugar para alugar equipamentos de levantamento de lama, não há lei que o impeça de fazer o trabalho sozinho. Você precisará pré-misturar uma solução de cinzas volantes, areia, cimento Portland e um aditivo para evitar que a mistura encolha. O procedimento envolve perfurar orifícios de 5 cm no concreto, injetar a mistura e remendar os orifícios com concreto fresco quando terminar. Você também pode injetar espuma, mas novamente precisará encontrar um local para alugar o equipamento. No entanto, apenas porque você pode tente isso não significa que você devemos. Fazer barulho na lama ou injeção de espuma não é uma tarefa fácil, e você pode acabar contratando um profissional para fazer o trabalho logo após fazer uma tentativa de bricolage.

Se você estiver tendo problemas com apenas uma seção pequena da garagem, pode preferir separar e remover a parte que está afundando, usando uma marreta ou uma britadeira. Você pode adicionar material conforme necessário e despejar concreto novo para substituir a seção removida. Além de um misturador de concreto e talvez uma britadeira hidráulica, você não precisará alugar nenhum equipamento para fazer esse trabalho, o que exige apenas habilidades básicas de concreto.

Antes de fazer qualquer reparo, é essencial cuidar de problemas de drenagem, ou seu trabalho será em vão. A correção pode ser tão simples quanto redirecionar a água proveniente das calhas, mas se você tiver águas subterrâneas altas ou escoamento persistente de uma ladeira, é melhor consultar um paisagista para determinar o melhor remédio.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO REFORÇAR UMA LAJE (Pode 2024).