O que fazer quando uma bateria alcalina explode

Pin
Send
Share
Send

A maioria das baterias não recarregáveis ​​AAA, AA, C e D são alcalinas, o que significa que o eletrólito dentro da caixa é hidróxido de potássio - um tipo de soda cáustica. Se a bateria explodir - o que é raro, mas possível - você pode colocar esse produto químico em sua pele, roupas ou olhos. O remédio é lavar com água em abundância. Depois de remover a maior parte do produto químico com água, neutralize o que resta com vinagre ou suco de limão. Porém, não use esses produtos químicos antes de lavar com água, porque a reação ácido / base produziria calor suficiente para causar uma queimadura grave.

A maioria das baterias não recicláveis ​​compradas na loja são alcalinas.

Por que as pilhas alcalinas explodem

Quando uma bateria alcalina aquece ou é exposta a uma forte corrente elétrica, a energia libera gás hidrogênio dentro do revestimento da bateria. À medida que a pressão de vapor dentro da bateria atinge um ponto crítico, o revestimento se rompe. Na maioria dos casos, a bateria simplesmente vaza, mas se a pressão do vapor for alta o suficiente, ela poderá explodir.

As baterias alcalinas de fabricantes confiáveis ​​são descarregadas para permitir que o calor e a energia acumulados se dissipem. Por causa disso, eles raramente explodem, mas podem ser usados ​​em um ambiente de alto calor que não permite que a energia se dissipe. Eles também podem explodir quando submetidos a uma corrente elétrica alta ou persistente. Isso pode acontecer com uma bateria instalada em um detector de fumaça conectado a um circuito elétrico. Uma explosão também é uma possibilidade quando você insere uma bateria não recarregável em um carregador ou quando instala da maneira errada em um dispositivo que usa duas ou mais outras baterias.

Consequências de uma explosão

Em casos muito raros, uma explosão da bateria pode causar ferimentos. Se você estiver muito perto de uma bateria quando ela explodir, poderá causar estilhaços nos olhos. Nesse caso, você precisa de atenção médica imediata. Além disso, uma explosão de bateria em um ambiente de alto calor pode produzir energia suficiente para iniciar um incêndio.

Além desses piores cenários, a consequência mais séria de uma explosão de bateria é a liberação de hidróxido de potássio. Em uma forte explosão, você pode ser pulverizado com esse produto químico, e é quase certo que ele vazará nos terminais da bateria ou em outros componentes do circuito exposto. A lixívia é corrosiva, por isso é importante removê-la rapidamente para evitar queimaduras ou danos ao equipamento.

Limpando

Os fabricantes de sabão usam regularmente soda cáustica e recomendam limpá-la com água. O vinagre é ácido e pode ser usado para neutralizar a soda cáustica, mas você nunca deve aplicá-lo à pele antes de lavar a maior parte da água com água. A reação entre o vinagre e a lixívia é fortemente exotérmica e produz calor suficiente para causar queimaduras. Depois de lavar a maior parte da lixívia da pele ou das roupas, você pode e deve neutralizar a pequena quantidade que resta esfregando com um pano ou cotonete embebido em vinagre. Se você não tiver vinagre, use suco de limão puro, que também é ácido.

Quando uma bateria vaza ou explode, ela deposita hidróxido de potássio nos terminais da bateria e, às vezes, no circuito dentro do dispositivo que está sendo alimentado. O produto químico corrosivo rapidamente degrada essas peças metálicas, por isso é importante limpá-las. Use um cotonete embebido em vinagre ou suco de limão para fazer isso - o calor da reação ácido-base deve ter pouco ou nenhum efeito sobre o metal. Alguns dos produtos químicos podem ter endurecido; Nesse caso, raspe-o primeiro com uma chave de fenda ou com uma agulha. Se você estiver preocupado em danificar uma parte sensível, limpe o máximo possível com água antes de neutralizar o restante com ácido.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como carregar pilhas comuns para seu controle de Xbox ' em 10 minutos (Pode 2024).