Qual é a diferença entre cal e cimento?

Pin
Send
Share
Send

O cal é usado na construção há milhares de anos e pode ser usado como uma argamassa forte e durável que melhora a casa e reduz o impacto ambiental. No entanto, o cimento pode ser necessário para situações em que o tempo de cura é essencial. As aplicações de concreto geralmente incluem cimento e cal para aproveitar as propriedades especiais de cada uma.

A composição do concreto determina sua resistência.

Composição química

O cal é produzido a partir de calcário natural queimando a pedra em um forno até que apenas a cal rápida - óxido de cálcio - seja deixada para trás. A cal rápida é então misturada com pequenas quantidades de água para criar cal hidratada, que pode ser incluída no cimento ou misturada com água para uso como argamassa. O cal endurece absorvendo lentamente o dióxido de carbono e retornando ao calcário ao longo do tempo. O cimento consiste em compostos contendo sílica altamente reativos - quando misturados com água, eles endurecem rapidamente.

Propriedades físicas

A cal endurece muito mais lentamente do que as argamassas contendo cimento, tornando-a muito mais viável. O cal também é menos quebradiço e menos propenso a rachaduras, e quaisquer áreas rachadas podem absorver dióxido de carbono e se consertar ao longo do tempo. O cimento endurece muito rapidamente, mas pode ser forte demais para algumas aplicações, por exemplo, trabalhar com tijolos antigos. O cimento também é propenso a rachaduras à medida que a estrutura assenta, e pode eventualmente exigir reparo.

Barreira de vapor

A cal também é respirável, permitindo a passagem de vapores, o que pode reduzir a umidade e melhorar o ambiente da casa. O cimento cria uma barreira impermeável que não permite que os vapores escapem e pode absorver a água, causando a acumulação de umidade - especialmente nos porões.

Preocupações ambientais

A produção de cal resulta na liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas a argamassa de cal absorve o dióxido de carbono da atmosfera ao longo de sua vida útil. Como resultado, a argamassa de cal é considerada pelos ambientalistas como "neutra em carbono". Por outro lado, a produção de cimento contribui muito para o aquecimento global, pois quantidades abundantes de dióxido de carbono são liberadas durante sua produção.

Pin
Send
Share
Send