A história do desentupidor de vaso sanitário

Pin
Send
Share
Send

O desentupidor de vaso sanitário é uma ferramenta funcional que permite que as pessoas desentupam seus banheiros há décadas sem precisar de profissionais. Seu molde simples permaneceu relativamente o mesmo, pois continua a ser eficaz ... As origens do êmbolo do vaso sanitário não são claras. A Universidade de Nova York sugere que a falta de informações históricas pode ser devido ao fato de estar associada ao lixo humano, mas também porque é um item doméstico comum.

O armário do êmbolo

Na Inglaterra de 1777, Samuel Prosser recebeu uma patente por sua invenção do armário de desentupimentos. Esse era um novo modelo de lavatório que usava um desentupidor para lavar o vaso sanitário. Ao contrário do êmbolo dos dias modernos, esse êmbolo foi colocado na lateral do sistema do armário, na parte superior da saída. Quando o usuário levanta o êmbolo, isso faz com que a água e os resíduos fluam da tigela para o cano do solo. Este modelo não foi considerado higiênico, pois resíduos maiores seriam coletados no interior do êmbolo. Um ano depois, Joseph Bramah recebeu uma patente por seu vaso sanitário com descarga e válvula que forma a base dos banheiros modernos.

Origens da ferramenta

Como foi mencionado anteriormente, a data exata da invenção e o inventor não são conhecidos. Segundo a Universidade de Nova York, não existem registros de patentes. Cha Cha sugere que em 1932, na ilha de Jersey, Jeffrey Gunderson pode ter sido o inventor do desentupidor dos dias modernos. É mais provável que o êmbolo tenha sido inventado entre 1850 e 1900, quando o uso de madeira e borracha sintética estava se tornando uma prática comum, diz a Universidade de Nova York. A invenção da ventosa durante a década de 1850 apóia esta teoria. Além disso, os êmbolos funcionam devido ao formato do tubo de drenagem S-trap. Banheiros com armadilhas em S existiam pelo menos em 1852.

Êmbolos em Jazz

Os trompetistas e trombonistas continuam usando os silenciadores para modificar os sons de seus instrumentos de sopro. Alguns músicos fizeram silenciadores ao remover o bastão do vaso sanitário e da pia. A ventosa de um desentupidor transforma o som para fazer a música soar como uma voz humana. Na década de 1920, o trompetista de jazz Johnny Dunn e o trombonista Tricky Sam Nanton, da Duke Ellington Orchestra, usavam silenciadores enquanto tocavam.

Êmbolos em Primeiros Socorros

Na década de 1980, desentupidores de vaso sanitário foram usados ​​para salvar vidas. Na Califórnia, em três ocasiões diferentes, os cuidadores realizaram RCP usando desentupidoras para salvar com sucesso a vida das vítimas. Em 2009, uma empresa de Minnesota chamada Advanced Circulatory Systems estava trabalhando em um protótipo moldado na forma de uma ventosa que os atendentes de emergências médicas poderiam usar para realizar a RCP.

Variedades

Os êmbolos do vaso sanitário podem vir com uma ventosa plana ou com um funil que se projeta da ventosa. Embora as variedades com copos chatos sejam comumente chamadas de desentupidor de pia, elas são a escolha preferida para os proprietários desobstruirem seus banheiros também (consulte as referências 6). As cores padrão dos desentupidores e desentupidores são preto e vermelho, respectivamente. Hoje, os banheiros evoluíram de salas funcionais para parte de um esquema de design de interiores, e os êmbolos vêm em uma variedade de cores. As caixas de êmbolo estão agora no mercado. Esses acessórios servem para ocultar a parte pouco atraente do êmbolo.

Pin
Send
Share
Send