As propriedades químicas do suco de limão

Pin
Send
Share
Send

O suco de limão é uma substância versátil, com aplicações para tudo, desde cuidados com os cabelos até assar e limpar a casa. O suco de limão pode clarear os cabelos, leite azedo e ajudar a curar a dor de garganta. É um grampo doméstico comum e é um componente de muitos produtos, seja por suas propriedades químicas ou simplesmente por seu aroma fresco.

Além de suas aplicações práticas, o suco de limão também faz parte das bebidas refrescantes do verão.

PH baixo

Uma das principais propriedades químicas do suco de limão é seu baixo pH. Com um nível de pH altamente ácido de 2, o suco de limão fica logo abaixo do ácido do estômago na escala de pH. A alta acidez do suco de limão significa que ele possui uma alta concentração de íons hidrogênio. Como outras substâncias ácidas, o suco de limão é azedo e pode corroer metais. Suas propriedades corrosivas o tornam um ingrediente útil em produtos de limpeza, pois amolece os minerais em água dura, permitindo que os agentes de limpeza funcionem com mais eficiência.

Fonte de vitamina C

O suco de limão contém altos níveis de vitamina C. Em média, os limões contêm cerca de duas vezes mais vitamina C do que as laranjas. Os médicos descobriram essa característica dos limões pela primeira vez no século XVII, quando descobriram que consumir suco de limão todos os dias poderia prevenir surtos de escorbuto. No entanto, os altos níveis de vitamina C no suco de limão são perdidos se o suco for exposto ao ar por um longo período de tempo.

Propriedades antimicrobianas

Pesquisas sugerem que o suco de limão também possui certas propriedades antimicrobianas. Estudos indicam que o suco de limão pode parar o crescimento do fungo aspergillus, e o suco de limão tem sido usado para desinfetar a água potável e desativar o vírus da raiva. Essa propriedade do suco de limão parece estar ligada ao seu teor de ácido cítrico, que pode quebrar as membranas celulares das bactérias.

Pin
Send
Share
Send