Remédios para enrolar folhas em plantas de tomate

Pin
Send
Share
Send

Não se assuste se descobrir folhas enroladas em seus tomadores de aparência saudável. O enrolamento das folhas, também chamado de rolo de folhas, geralmente não afeta a quantidade ou a qualidade dos tomates, de acordo com o serviço de extensão da Universidade de Illinois. As causas do enrolamento das folhas podem incluir uma condição fisiológica, exposição a herbicidas ou um vírus que afeta o tomateiro. Os jardineiros podem tomar medidas para evitar o enrolamento das folhas, mas as medidas dependem da origem do problema.

Crédito: Comstock / Comstock / Getty Images

Onda fisiológica das folhas

Crédito: Hemera Technologies / AbleStock.com / Getty Images

O tempo chuvoso, combinado com temperaturas baixas, pode fazer com que as folhas do tomateiro se enrolem ou enrolem sobre si mesmas. A condição, conhecida como ondulação fisiológica das folhas, também pode afetar as mudas logo após o transplante para o exterior. O problema não requer tratamento porque não inibe o crescimento das plantas nem prejudica os frutos, diz Judy Sedbrook, mestre em jardinagem da Colorado State University Cooperative Extension. Outro tipo de rolo foliar fisiológico - denominado "rolo foliar não parasitário" - ocorre em resposta a poda excessiva ou falta de água. O enrolamento das folhas geralmente desaparece em alguns dias, quando a planta se recupera da poda ou seu suprimento de água se estabiliza.

Onda de folha causada por herbicida

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

As plantas de tomate expostas a herbicidas podem mostrar sinais de ondulação das folhas e, em casos graves, a superfície da folha torna-se branca e a própria folha fica grossa e quebradiça. A causa herbicida mais comum do enrolamento das folhas vem do 2,4-D, que é frequentemente usado para tratar gramados ou culturas de plantas daninhas. Para minimizar a exposição das plantas de tomate aos herbicidas, nunca pulverize suas plantas com o mesmo pulverizador usado no gramado. Não use aparas de grama tratadas como cobertura morta em torno de plantas de tomate. O enrolamento das folhas herbicidas pode resultar em um tomate mais difícil do que o normal ou deformado, mas, a menos que a exposição ao herbicida seja prolongada e severa, a maioria das plantas se recuperará, principalmente se você fornecer água com frequência.

Vírus da ondulação da folha

Crédito: Ryan McVay / Photodisc / Getty Images

Insetos sugadores, como a mosca-branca e o pulgão da batata-doce, transmitem uma doença conhecida como vírus do enrolamento das folhas do tomate amarelo. A condição geralmente afeta tomates que crescem em ambientes fechados. As folhas que se enrolam para cima ocorrem nos primeiros estágios da infecção, depois as folhas se enrolam para baixo e ficam amarelas. Como não existe cura para o vírus, a melhor maneira de prevenir o vírus do enrolamento das folhas amarelas é controlar as infestações por insetos e selecionar transplantes saudáveis ​​e livres de insetos para a produção de frutas.

Pin
Send
Share
Send