Como calcular o fator de compactação do solo

Pin
Send
Share
Send

A compactação adequada do solo garante que as coisas permaneçam no local após serem construídas. Seja um cano subterrâneo, uma calçada, uma casa ou um arranha-céu, tudo depende do solo ser estável e não se mover devido à água ou à compressão adicional. Várias máquinas comprimem o solo, mas a chave para usá-los é saber até que ponto a compactação ainda precisa ir e quando a compactação de destino adequada é alcançada. Uma maneira rápida e de baixo custo de descobrir isso é combinar o teste de proctor, que indica o máximo que o solo pode ser compactado, com o teste de cone de areia, que indica o quão compactado o solo atualmente.

Um edifício é tão seguro quanto a base do solo.

Passo 1

Remova uma amostra pequena e representativa do solo e envie-a para o laboratório de testes.

Passo 2

Coloque a amostra de solo sob um peso pesado para compactá-la. O objetivo da compressão é expulsar todo o ar do solo e forçá-lo a ocupar o menor espaço possível. Comparando o máximo, ele pode ser comprimido com o solo no campo informa ao engenheiro quanto mais o solo pode ser comprimido no campo. Cada teste de proctor usa o mesmo sistema de compressão uniforme de laboratório para laboratório, para garantir que todos os laboratórios apresentem o mesmo tipo e qualidade de resultados.

Etapa 3

Pesar a amostra de solo depois de comprimida. Seque no forno por 12 horas para eliminar todo o conteúdo de água. Pesar o solo novamente depois que sai do forno para encontrar a quantidade de água que estava originalmente na amostra de solo. A compactação máxima ocorre quando não há água no solo, portanto, isso ajuda a entender como a água existente está afetando os esforços de compactação.

Passo 4

Cavar um pequeno buraco no solo, aproximadamente 15 cm x 20 cm, e remover o solo para o teste de cone e conforme o teste de proctor está sendo realizado no laboratório.

Etapa 5

Pese o solo ao sair do buraco e seque-o no forno por 12 horas para eliminar todo o conteúdo de água. Pesar novamente para descobrir a quantidade de água que estava na amostra.

Etapa 6

Preencha o buraco de onde o solo veio com areia de um dispositivo de cone. Este é um frasco com um funil na parte inferior e marcas de medição graduadas na lateral. Isso permite que o engenheiro veja exatamente o volume de areia que sai da garrafa e entra no buraco.

Etapa 7

Divida o peso do solo seco pelo volume de areia necessário para preencher o buraco e encontrar a densidade do solo em libras por pé cúbico. Por exemplo, se o peso do solo for agora 1 lb e o volume de areia no buraco for 0,5 pés cúbicos, a densidade será de 1 lb / 0,05 pés cúbicos ou 2 libras. por pé cúbico.

Etapa 8

Compare a densidade do teste do cone de areia com a densidade máxima encontrada no teste do proctor para determinar a densidade relativa entre os dois. A diferença entre as duas medições indica até que ponto o solo deve ser compactado para atingir a densidade máxima.

Pin
Send
Share
Send